Fiat Chrysler e Renault estão em conversas avançadas sobre aproximação, diz jornal

Empresas envolvidas não quiseram comentar o assunto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

Fiat Chrysler (FCA) está em discussões avançadas para estreitar laços com a francesa Renault, informou neste sábado (25) o jornal Financial Times, citando várias pessoas com conhecimento das conversas. 

Segundo o jornal, os fabricantes de carros querem juntar suas forças para enfrentar os desafios estruturais da indústria global de carros. 

Um acordo pode levar a Fiat Chrysler a se juntar à aliança Renault-Nissan-Mitsubishi no futuro, algumas dessas pessoas acrescentaram, ao mesmo tempo em que também alertaram que o caminho para esse cenário poderia ser complicado porque envolveria convencer a japonesa Nissan.

As conversas priorizariam uma cooperação entre o grupo FCA e a Reunault. A francesa tem buscado assegurar um futuro para a parceria com a Nissan após a prisão do executivo Carlos Ghosn em Tóquio.

O jornal afirma que ainda não há garantia de que as conversas resultem efetivamente em um acordo. 

O FCA já estava em conversas com a Renault sobre um eventual compartilhamento de plataformas de manufatura entre as empresas, mas também mantém diálogos similates com o a francesa PSA, dona da Peugeot. De acordo com o jornal, as tratativas com a Renault evoluíram de maneira mais rápida e envolvem mais do que o compartilhamento de tecnologia.

O FCA já tem uma joint venture com a PSA, e possui hoje uma relação mais limitada com a Renault. A maior parte das vendas, operações e lucro da Fiat Chrysler hoje vem da América do Norte, região em que a Renault não opera.​

A Renault e a FCA recusaram-se a comentar e que um porta-voz da Nissan não respondeu ao pedido por um comentário, segundo o Financial Times.

Procurada, a Renault não retornou aos pedidos de comentários.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.