Câmera mostra momento em que carro é incendiado em ato da USP; 10 são presos

Polícia investiga se veículo foi levado ao local com propósito de atear fogo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dez manifestantes que protestavam contra a reforma da Previdência e os cortes na educação no entorno da Universidade de São Paulo, no Butantã, nesta sexta-feira (14) foram detidos e encaminhados para o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

Um incidente envolvendo um carro foi o que motivou as detenções.

Os manifestantes, membros da comunidade universitária, dizem que ao chegarem na avenida Vital Brasil, via movimentada da zona oeste, viram um carro antigo sendo queimado.

Policiais militares que estavam acompanhando a manifestação relataram ao delegado do caso, Fabiano Barbeiro, que o carro teria furado o bloqueio e teria sido queimado em represália.

Ouvidos pelo delegado, os manifestantes disseram que não estavam nem próximos do carro que foi queimado e não confirmaram a versão de que o carro teria furado o bloqueio.

Ao menos duas pessoas foram encaminhadas ao Hospital Universitário por terem sido atingidas por estilhaços de bomba de efeito moral. Há nove homens e uma mulher na carceragem do Deic, em espaços separados.

Eles serão autuados por associação criminosa, dano ao patrimônio e incêndio. Eles serão ouvidos neste sábado (15) em audiência de custódia.

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL) falou com os detidos que, segundo ela, disseram não entender o motivo de terem sido presos.

"Eles disseram que começaram a correr assim que ouviram a repressão policial, as bombas, e então foram levados. Eles estranharam muito a versão da PM sobre o carro e disseram nem ter visto o carro pegar fogo. O que temos é uma denúncia baseada em testemunhos da Polícia Militar", disse a deputada.

Advogado de um dos detidos, Pedro Azevedo Sodré Filho acredita que os manifestantes presos foram escolhidos como exemplos políticos de repressão para coibir novos protestos.

"Estão sendo acusados de associação criminosa e nem se conhecem. Nenhum deles viu um carro furando bloqueio. Foram presos aleatoriamente os que tiveram mais dificuldade em fugir. Um deles tem problema no joelho, por exemplo. Pegaram como exemplo político. Vão constranger, dificultar, fazer passar a noite na cadeia aqueles que participaram de uma manifestação legítima", afirma.

A PM encaminhou quatro estilingues, bolas de gude e latas com spray de tinta que supostamente teriam sido usados contra policiais durante a manifestação.

A Folha procurou a Secretaria de Segurança Pública, mas não teve resposta.

DUAS VERSÕES

Responsável pelo caso, o delegado Fabiano Barbeiro, da 6ª delegacia do patrimônio, disse que trabalha com duas versões: uma segundo a qual uma pessoa teria sido interceptada pelos manifestantes, que queimaram o carro; e outra que indicaria que manifestantes teriam levado o carro com o propósito de atear fogo nele.

"Mas isso pouco importa. O que importa é que o veículo estava lá, foi ateado fogo nele, gerou explosão, e por muita sorte não temos ninguém machucado ou morto hoje", disse.

O delegado acrescentou que os manifestantes também foram autuados por desacato já que, segundo o delegado, eles teriam avançado contra os policiais ao serem abordados.

Carro que foi incendiado após manifestação no entorno da USP
Carro que foi incendiado após manifestação no entorno da USP - Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.