Empresas de tecnologia pedem a funcionários que não falem com Huawei

Medida veio como resposta à recente entrada da empresa na lista suja dos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Newport Beach (EUA) | Reuters

Algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo pediram aos seus funcionários que parem de falar sobre tecnologia e padrões técnicos com seus equivalentes da Huawei em resposta à recente entrada da empresa na lista suja dos Estados Unidos, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto.

Os fabricantes de chips Intel e Qualcomm, a empresa de pesquisa móvel InterDigital Wireless e a operadora sul-coreana LG UPLUS proibiram funcionários de terem conversas informais com a Huawei, maior fabricante de equipamentos de telecomunicações do mundo, disseram as fontes.

Display gigante da Huawei em congresso em Barcelona
Display gigante da Huawei em congresso em Barcelona - Guo Qiuda/Xinhua

Tais discussões são parte de rotina de reuniões internacionais em que engenheiros se reúnem para definir padrões técnicos para tecnologias de comunicação, incluindo a próxima geração de redes móveis conhecidas como 5G.

O Departamento de Comércio dos EUA não proibiu o contato entre empresas e a Huawei. Em 16 de maio, a agência colocou a Huawei em uma lista suja, impedindo-a de fazer negócios com empresas americanas sem a aprovação do governo, e alguns dias depois autorizou empresas dos EUA a interagir com a Huawei em órgãos normativos até agosto "como necessário para o desenvolvimento dos padrões 5G."

O Departamento de Comércio reiterou essa posição na sexta-feira em resposta a uma pergunta da reportagem.

No entanto, pelo menos algumas grandes empresas de tecnologia dos EUA e do exterior estão dizendo a seus funcionários que limitem algumas formas de interação direta, disseram as pessoas, ao tentar evitar possíveis problemas com o governo americano.

A Intel e a Qualcomm informaram que forneceram instruções de conformidade aos funcionários, mas não quiseram comentar mais sobre elas.

Um porta-voz da InterDigital disse que forneceu orientações aos engenheiros para garantir que a empresa esteja em conformidade com os regulamentos dos EUA.

Uma autoridade da LG Uplus disse que a empresa "se abstém voluntariamente de interagir com os funcionários da Huawei, além de se reunir para problemas de instalação ou manutenção de equipamentos de rede".

A LG Uplus divulgou um comunicado à Reuters dizendo que não havia uma política formal dentro da empresa sobre limitar conversas com a Huawei.

A Huawei não forneceu comentário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.