Enxurrada de aplicativos de transporte compartilhado gera inquietações, diz ministro

Em palestra nos EUA, Tarcísio Gomes de Freitas afirma que desafio é aumentar eficiência para manter usuários no sistema público

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington e São Paulo

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou nesta quinta-feira (27) nos Estados Unidos que o que chamou de enxurrada de aplicativos de transporte compartilhado —como Uber, 99 e Cabify—​  tem causado “algumas inquietações”.

Durante palestra a portas fechadas em Washington, o ministro disse que é preciso aumentar a eficiência para atrair e manter usuários no sistema público.

Freitas não é contrário ao uso dos aplicativos, mas diz que é preciso melhorar o serviço público no momento em que cada vez mais pessoas escolhem fazer viagens coletivas em carros particulares, o que é oferecido em diversas cidades do país e do mundo.

"A gente tem visto uma enxurrada de transformações, como a utilização cada vez maior dos aplicativos do transporte compartilhado, e isso acaba nos gerando algumas inquietações", disse Gomes de Freitas à plateia formada por empresários e autoridades chilenas, argentinas e americanas.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em cerimônia no Palácio do Planalto, em 16 de abril deste ano - Pedro Ladeira-16.abr.2019/Folhapress

O conforto, o preço da tarifa e a segurança nos ônibus, trens e metrôs do Brasil foram exemplos citados pelo ministro como determinantes para a melhoria do sistema público.

"Concordo que a capacidade de atração e retenção dos usuários de transporte coletivo é um grande desafio que está relacionado a diversos fatores, como conforto, custo da tarifa, segurança e distância do transporte".

O ministro ficará dois dias na capital americana. Além da palestra da manhã desta quinta, estão previstas reuniões com empresários e investidores e executivos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Ele ainda deve assinar um memorando de cooperação com a secretária de Transportes dos EUA, Elaine Chao.

Diante das autoridades e empresários, o esforço de Gomes de Freitas foi fazer um discurso otimista sobre o cenário econômico brasileiro, destacando as privatizações de rodovias, ferroviais e portos como forma de aumentar a produtividade.

Em março, a concessão de 12 aeroportos arrecadou R$ 2,3 bilhões para o governo federal. A sexta rodada de venda já havia sido anunciada pelo ministro com 22 terminais.

Procuradas para comentar as declarações, Uber, Cabify e 99 não haviam se pronunciado até a conclusão deste texto.

Programa prevê  R$ 1 bi ao ano para indústria ferroviária
O programa federal Retrem será lançado nesta sexta (28), na Fiesp, e usará recursos do FGTS e do BNDES, com juros anuais a partir de 5,5%, em financiamentos voltados às operadoras de transporte urbano de passageiros sobre trilhos para a compra de trens novos produzidos pela indústria nacional.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.