Gol e Smiles encerram sem acordo negociações sobre reestruturação societária

Proposta incluía a incorporação da empresa de redes de fidelidade de clientes pela companhia aérea

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

 A Gol e a sua controlada Smiles encerraram negociações para uma reestruturação societária proposta pela companhia área, que incluía a incorporação da empresa de redes de fidelidade de clientes.

"Após cinco meses de estudos e negociações envolvendo a Gol e o Comitê Independente da Smiles Fidelidade, não foi atingido um acordo quanto aos termos para implementação da reestruturação societária proposta", disse a empresa aérea nesta quarta-feira (19).

A Gol ressaltou que o término das tratativas com o comitê não altera a decisão da aérea de não renovar o contrato operacional e o contrato de prestação de serviços de back office com a Smiles além da atual data de validade.

Avião da Gol decolando em Guarulhos (SP)
Após cinco meses de negociação, Gol e Smiles não chegam a acordo sobre reestruturação societária - Amanda Perobelli/UOL

Em comunicado separado, a Smiles disse que "está trabalhando na revisão de seu planejamento estratégico de forma a refletir a decisão da Gol de não renovar o contrato operacional e o atual cenário competitivo da indústria em que a Smiles atua."

A gestora de programas de fidelidade disse que o resultado desse trabalho será oportunamente submetido para deliberação do seu conselho de administração e, caso qualquer alteração venha a ser aprovada, o novo plano será comunicado ao mercado.

O plano anunciado em outubro passado vinha encontrando resistências, o que inclusive levou a Gol a anunciar no fim de 2018 que estava revisando o plano, após uma comissão da B3 vetar a migração da empresa aérea para o Novo Mercado.

Às 14h38, as ações preferenciais (sem direito a voto) da Gol tinham queda de 0,19%, enquanto as ações ordinárias da Smiles recuavam 5,1%. No pior momento, Smiles caiu 11,6%.

Para o analista Renato Mimica, do BTG Pactual, o anúncio é negativo para a Gol, pelo menos por ora, já que incorporação da Smiles teria beneficiado a aérea não apenas em termos de maior flexibilidade nas transações ligadas à Smiles, mas principalmente relevante sinergia fiscal.

Mas ele ressalvou ver qualquer fraqueza das ações da Gol como oportunidade de compra, já que os fundamentos de companhias aéreas no Brasil estão fortes e a empresa é a maior beneficiária da situação da Avianca Brasil, que está em recuperação judicial.

Em relação à Smiles, Mimica afirmou que a grande questão é o que acontecerá com a companhia a seguir. Ele avalia que a Gol acabará buscando um novo acordo para deslistar a Smiles (embora não no curto prazo) e, assim, considera que não há qualquer incentivo para a maximizar o preço da Smiles.

"Também observamos que nossa perspectiva de forte crescimento da receita unitária para a Gol, em última análise, significa um momento de lucratividade mais fraco para a Smiles, afirmou em relatório a clientes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.