Macron comemora, mas agricultor francês ataca acordo UE-Mercosul

O setor teme a concorrência da carne bovina exportada pelos países do bloco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP e Reuters

Para o presidente da França, Emmanuel Macron, o acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia estabelecido na sexta-feira (28) atendeu às expectativas do país. Os agricultes franceses, no entanto, anunciaram que o acerto foi inaceitável. 

Eles temem a chegada de carne proveniente do sistema intensivo de criação de gado, diferente do de fazendas familiares do país. Para eles, as quase 99 mil toneladas de carne bovina que o Mercosul poderá exportar sem tarifa concorrerão com os 85 mil pastores de gado da França. 

"Semanas depois das eleições europeias, é inaceitável a assinatura de um acordo UE-Mercosul que estabelece concorrência desleal aos agricultores europeus e uma farsa total aos consumidores", disse Christiane Lambert, chefe do sindicato dos agricultores da França, em rede social. 

O sindicato francês de jovens agricultores também questionou a decisão. "Por que eles pedem para melhorar os termos de qualidade e respeito ao meio ambiente na França e na Europa se vão importar produtos contrários a esses esforços?"

A Federação Nacional dos Bovinos na França alertou que o ritmo de desaparecimento das fazendas de gado dobrou desde 2017. Foram, segundo a entidade, 1.500 desaparecidos nos últimos anos. 

Para Macron, a França expressou preocupações com o risco de um surto nas exportações agrícolas sulamericanas para a Europa e acolheu disposições que limitam as exportações de açúcar e carne bovina do Mercosul. 

"Eu considero que este acordo é bom, dado que as demandas que fizemos foram levadas em conta pelos negociadores", disse o presidente ao final de uma das cúpulas do G20, em Osaka. Ele havia ameaçado não assinar o acerto de livre-comércio com o Mercosul caso o Brasil desistisse do acordo climático de Paris

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.