Descrição de chapéu Governo Trump

Trump diz que BC dos Estados Unidos estragou tudo ao não baixar juros

Pelo Twitter, presidente americano disse que instituição não sabe o que está fazendo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou novamente o Fed (Federal Reserve) nesta segunda-feira por não cortar a taxa de juros, mantendo a pressão sobre o banco central para mudar sua política monetária. 

"Apesar de um Federal Reserve que não sabe o que está fazendo ... estamos no caminho para um dos melhores meses de junho na história dos EUA", escreveu o presidente americano no Twitter.

Ele também comparou o banco a uma "criança teimosa" que se nega a reduzir as taxas de juros para estimular o crescimento e contra-atacar as ações dos países competidores.

Trump considera que a instituição monetária elevou as taxas de juros "muito rápido" e afirma que se o Fed tivesse adotado as decisões adequadas o índice Dow Jones estaria "milhares de pontos" acima e o PIB dos Estados Unidos poderia ter um crescimento de "4 ou inclusive 5%".

Entre 2015 e 2018, o Fed aumentou as taxas em nove oportunidades, mas alguns economistas criticam a instituição por ter atuado de modo intempestivo ante os sinais de desaceleração da maior economia do planeta e de uma degradação da economia global.

Após a reunião da semana passada, o Fed afirmou que não descarta a ideia de flexibilizar sua política monetária se a inflação continuar em níveis aceitáveis e caso a guerra comercial com a China não registre um agravamento.
 

No final de 2018, o presidente americano havia sinalizado a assessores sua intenção de demitir o presidente do FED, Jerome Powell, em meio a críticas sobre as decisões tomadas pelo banco e turbulências no mercado acionário.

Mais tarde ele negaria em entrevista que o cargo de Powell estava em risco, apesar de reiterar suas críticas a taxa de juros praticada pelo FED.

Na última quarta-feira (19),o  Fed manteve os juros após o fim de sua reunião de política monetária de dois dias. 


 

Com agências de notícias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.