Volkswagen diz estar próxima de acordo com Ford sobre veículos autônomos

Montadoras negociam ampliar aliança iniciada em março deste ano

Hamburgo | Reuters

Volkswagen e Ford estão próximas de acertar uma parceria para o desenvolvimento de veículos que não precisam de motorista, afirmou o presidente-executivo do grupo alemão, nesta quinta-feira (13).

A Volkswagen e a segunda maior montadora dos Estados Unidos assinaram um acordo em março para desenvolverem uma picape e têm negociado ampliar a aliança para incluir veículos autônomos e serviços de mobilidade.

As discussões estão "indo bem e estão quase completas", disse o presidente-executivo da Volkswagen, Herbert Diess, a cerca de 500 gestores da companhia que estão reunidos na sede do grupo alemão, em Wolfsburg.

 

A Ford afirmou que as negociações continuam e que vai divulgar detalhes quando eles forem definidos. "As discussões têm sido produtivas em uma série de áreas", disse uma porta-voz da Ford em comunicado.

Mais cedo nesta semana, a Volkswagen anunciou fim de parceria com a companhia de software para direção autônoma Aurora. A dissolução da aliança ocorreu depois que a Aurora afirmou que vai criar plataformas para veículos comerciais autônomos com a Fiat Chrysler.

Enquanto isso, a subsidiária da Ford, Argo AI está criando um "motorista" autônomo que poderá competir com a tecnologia da Aurora.

Carro Ford Fusion híbrido e autônomo é apresentado em Detroit, Michigan, nos Estados Unidos - Rebecca Cook - 16.jan.18/Reuters
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.