Laços da Huawei com Fedex enfraquecem com tensão entre China e EUA

Autoridades chinesas que investigam a FedEx suspeitam que a empresa tenha retido ilegalmente mais de 100 pacotes da Huawei

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hong Kong e Xangai | Reuters

A FedEx se desculpou nesta sexta-feira (26) novamente e culpou a proibição de Washington sobre a Huawei por não ser clara, à medida que Pequim aprofundou uma investigação sobre por que a empresa de entregas estava segurando pacotes destinados a fabricante de equipamentos de telecomunicações.

A Huawei foi colocada por Washington em uma lista negra em meados de maio, o que efetivamente impede que empresas norte-americanas façam negócios com a empresa sediada em Shenzhen.

Serviço de entrega da FedEx na Califórnia - Mike Blake-18.dez.2013/ Reuters

As autoridades chinesas que investigam a FedEx suspeitam que a empresa tenha retido ilegalmente mais de 100 pacotes da Huawei e também violou outras leis.

A FedEx em comunicado nesta sexta-feira disse: "Essas remessas em questão foram tratadas enquanto tentávamos cumprir a ordem do Escritório de Indústria e Segurança dos Estados Unidos, que não era clara e resultava em uma complexidade considerável para nossas operações. Pedimos desculpas por qualquer confusão ou dano a nossos clientes como resultado disso".

A FedEx pediu desculpas por vários incidentes de desvio de pacotes da Huawei, que atribuiu a "erros operacionais", mas depois processou o governo dos Estados Unidos pelo que disse ser uma "tarefa impossível" de "policiar o conteúdo" das remessas de exportação.

A FedEx informou na sexta-feira (26) que iniciou o processo contra o Departamento de Comércio dos Estados Unidos "para evitar que ocorrências semelhantes aconteçam no futuro" e reiterou seu compromisso com o mercado chinês.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.