Descrição de chapéu RFI

Portugal compra cinco cargueiros da Embraer

Ministro da Defesa do país confirmou as aquisições, que devem custar 827 milhões de euros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

RFI

Portugal anunciou nesta quinta-feira (11) a compra de cinco aviões de transporte militar KC-390 da Embraer por  827 milhões de eurous, cerca de R$ 3,5 bilhões.

As aeronaves brasileiras vão substituir quatro Hercules C-130, fabricados pela americana Lockheed Martin, que compõem atualmente a frota militar portuguesa.

O contrato de aquisição, comunicado após reunião do Conselho de Ministros, inclui um simulador de vôo e manutenção dos aparelhos durante os primeiros 12 anos de vida, disse o ministro da Defesa português, João Cravinho.

Ele explicou que o KC-390 substituirá a frota C-130, que tem 40 anos de uso e pouca vida útil pela frente. As aeronaves brasileiras terão "dupla utilização, civil e militar, inclusive na luta contra incêndios", acrescentou o ministro.

Avião de transporte militar Embraer KC-390KC-390 - Pascal Rossignol-31.jul.2018/Reuters

"É um momento de grande satisfação. Podemos anunciar a resolução do Conselho de Ministros, que deu a autorização da despesa.[...] Trata-se de um culminar de um longo processo de diálogo com a Embraer, de parceria e trabalho conjunto no desenvolvimento da aeronave e, por outro lado, um trabalho de negociação para definição do preço e especificações técnicas", declarou Cravinho.

O Embraer KC-390 é capaz de realizar vários tipos de missões, incluindo transporte de tropas ou de carga, reabastecimento aéreo, busca e salvamento e combate a incêndios.

Portugal está entre os primeiros países, após o Brasil, a adquirir essas aeronaves fabricadas em parte em seu território. O primeiro KC-390 deve ser entregue à Força Aérea Portuguesa em fevereiro de 2023. Na sequência, o contrato prevê a entrega de um exemplar por ano até 2027. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.