Preocupações sobre libra serão resolvidas antes de seu lançamento, diz Facebook

Companhia afirmou também que moeda não irá interferir na política monetária

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

Um alto funcionário do Facebook que supervisiona o lançamento da criptomoeda libra planeja dizer aos legisladores dos Estados Unidos que a empresa não lançará a moeda digital até que as preocupações e aprovações regulatórias estejam totalmente resolvidas.

David Marcus, que supervisiona os esforços de blockchain do Facebook, também planeja prometer que a libra não está sendo construída para competir com moedas soberanas ou interferir na política monetária.

Facebook diz que não lançará sua moeda virtual antes de resolver problemas com regulação
Facebook diz que não lançará sua moeda virtual antes de resolver problemas com regulação - Dado Ruvic/Reuters

"A Associação Libra, que irá administrar a Reserva, não tem intenção de competir com quaisquer moedas soberanas ou entrar na arena da política monetária", disse Marcus, segundo o testemunho preparado para o Comitê Bancário do Senado dos EUA. "A política monetária é propriamente a área dos bancos centrais."

Marcus acrescenta no depoimento que a Associação Libra, o grupo de empresas por trás da criptomoeda liderada pelo Facebook, planeja se registrar como uma empresa de serviços financeiros na Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN) e espera colaborar completamente com as regras do Bank Secrecy Act e regras contra lavagem de dinheiro.

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steve Mnuchin, disse nesta segunda-feira (15) que o Departamento do Tesouro tem sérias preocupações de que a criptomoeda libra proposta pelo Facebook possa ser mal utilizada para lavagem de dinheiro, aumentando o crescente ceticismo regulatório em relação aos planos de ativos digitais da empresa.

Mnuchin também disse que a agência advertiu o Facebook de que a companhia deve estabelecer garantias adequadas contra o uso ilícito, como lavagem de dinheiro, da moeda.

"O Tesouro tem sido muito claro com o Facebook ... e para outros provedores de serviços financeiros digitais que devem implementar as mesmas salvaguardas contra a lavagem de dinheiro para combater o financiamento do terrorismo como fazem as instituições financeiras tradicionais", disse Mnuchin.

Desde o anúncio da libra no mês passado, o Facebook tem enfrentado um fluxo constante de críticas e ceticismo de formuladores de políticas monetárias em todo o mundo, que citam preocupações sobre segurança de dados, lavagem de dinheiro e proteção ao consumidor. Marcus está programado para depor na terça e quarta-feira perante os comitês do Congresso que supervisionam questões financeiras, onde vários membros sugeriram que a moeda seja barrada.

Embora prometa que libra vai aderir a leis e regulamentos relevantes, Marcus tentará vender aos legisladores os méritos do da moeda, argumentando que os Estados Unidos não deveriam sufocar tal inovação.

"Estou orgulhoso de que o Facebook tenha iniciado esse esforço aqui nos Estados Unidos", diz ele no depoimento. "Acredito que se os EUA não liderarem a inovação na área de moedas e pagamentos digitais, outros o farão. Se deixarmos de agir, poderemos ver em breve uma moeda digital controlada por outros cujos valores dramaticamente diferentes."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.