Produção e venda de gasolina da Petrobras caem em 2019

Petroleira justifica queda por menor demanda do produto no mercado brasileiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A produção e venda de gasolina da Petrobras caíram com relação ao primeiro semestre do ano passado, de acordo com relatório de produção e vendas divulgado pela empresa nesta sexta-feira (26).

O documento, referente ao segundo trimestre de 2019, mostra que, no primeiro semestre desse ano, foram produzidos 389 mil e vendidos 376 mil barris por dia, contra respectivamente 405 mil e 408 mil no mesmo período do ano passado.

0
Frentista abastece veículo em posto de combustível - Igor do Vale/Folhapress

Os números do segundo trimestre deste ano também caíram com relação aos primeiros três meses de 2019, com volume de produção de 388 mil barris e venda de 367 mil, contra respectivos 391 mil e 385 mil em janeiro, fevereiro e março.

A Petrobras justifica a queda por uma menor demanda no mercado, "devido ao aumento da competitividade do etanol hidratado frente à gasolina, em função do início da safra de cana no centro-sul, que resulta na queda dos preços do etanol, favorecendo seu consumo em alguns estados".

A geração de energia elétrica também caiu 59,5% com relação ao primeiro trimestre devido às condições hidrológicas mais favoráveis, divulgou a petroleira nesta sexta. 

Além disso, os preços mais baixos do mercado internacional de gás natural liquefeito (GNL) levaram a petroleira a optar pela redução da importação de gás boliviano e aumento de compras de GNL para complementação da oferta de gás natural.

A Petrobras ainda disse ter apresentado um sólido desempenho operacional no segundo trimestre de 2019, com destaque para os campos do pré-sal, responsáveis por 57% da produção de óleo da companhia. 

Em maio, a bacia de Santos completou dez anos de produção e, segundo a petroleira, atingiu 2,5 bilhões boe.  "Um volume significativo, que corresponde a toda reserva provada da Argentina, por exemplo", disse a Petrobras.

A petroleira também disse ter revisto a meta de produção para 2019, alterando de 2,8 mil barris de óleo equivalente por dia (MMboed) para 2,7 MMboed, uma variação de 2,5% para mais ou para menos, de acordo com a empresa. 

"A meta revisada é suportada pela resolução dos problemas de comissionamento das plantas de gás nas plataformas de Búzios, que já resultaram em melhora operacional em julho", escreveu a Petrobras nos destaques de produção e vendas do seu relatório.

A produção de óleo, LGN e gás natural foi de 2.633 Mboed no segundo trimestre de 2019, o que significou um aumento de 3,8% com relação aos primeiros três meses do ano. Nos números semestrais, os 2.586 Mboed são menores que os 2.670 do mesmo período em 2018.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.