Crítico da uberização diz que estratégia é reduzir benefícios

Escritor Tom Slee afirma que plataformas digitais de serviços devem seguir as mesmas regras que as demais empresas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Crítico da chamada economia colaborativa, inaugurada por empresas como Uber e Airbnb, o escritor anglo-canadense Tom Slee, 59, afirma que plataformas digitais para contratação de serviços devem seguir as mesmas regras que as demais empresas.

Autor de “What is Your is Mine” (O que é seu é meu), traduzido no Brasil como “Uberização” (ed. Elefante)​, Slee afirma que o uso de tecnologia e inovação para fornecer trabalho não justifica o pleito por tratamento diferenciado pela legislação.

Em sua avaliação, da mesma forma que diferentes países permitem tratamentos específicos para empregados de tempo integral e para os que possuem jornadas menores, os aplicativos poderiam oferecer benefícios aos trabalhadores conforme o número de horas trabalhadas.

O escritor Tom Slee, autor do livro "Uberização" e crítico da economia compartilhada Sally Montana/Divulgação - Sally Montana/Divulgação

“Plataformas de tecnologia sempre querem novas leis para elas. Querem ser tratadas como especiais, para ter regras que se encaixem melhor em seus negócios.”

Sobre o desejo dos jovens por mais flexibilidade no trabalho, uma das principais promessas dos serviços, Slee diz acreditar que o benefício se aplica a uma parcela pequena dos trabalhadores. Basicamente, estar em plataformas digitais exige muito esforço para quem busca a sobrevivência a partir delas.

Para ele, serviços uberizados se beneficiam de momentos de crise, como a enfrentada no Brasil. Porém, conforme os níveis de emprego melhorem, é de esperar que haja mais questionamentos sobre o valor que pagam e a os benefícios que oferecem.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.