Descrição de chapéu

Medida pode ajudar a melhora qualidade da regulação no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Luís Felipe Valerim Eduardo Xavier Wellington Márcio Kublisckas

Já não se questiona que uma menor participação do Estado na economia pressupõe órgãos reguladores fortes e independentes. Também estão superadas as discussões sobre a possibilidade de as agências reguladoras exercerem de forma ampla a regulação das atividades econômicas.

O tema que agora concentra intenso debate, em especial nos países desenvolvidos, é a qualidade no exercício da regulação.

Um dos principais instrumentos para garantir essa qualidade é a AIR (Análise de Impacto Regulatório), entendida como um procedimento de avaliação de custos, benefícios e efeitos, fundado em dados e evidências concretas, organizados para que a sociedade conheça os problemas das leis, as etapas de análise, as técnicas utilizadas, as alternativas de solução vislumbradas e os critérios considerados para fundamentar decisões do regulador.

No Brasil, essa análise mais organizada já foi adotada por diversas agências reguladoras.

Recentemente, no entanto, vieram a Lei das Agências Reguladoras (lei n.º 13.848/2019) e a MP da Liberdade Econômica (MP n.º 881/2019) para prever —pela primeira vez com força de lei— a obrigatoriedade de aplicar a análise de impacto regulatório previamente nas normas que afetassem a vida das empresas.

Dentre os principais pontos previstos, merecem destaque as referências sobre como aplicar essa análise, a saber: 

a) definição do problema, identificação das opções regulatórias, detalhamento dos impactos e consequências no sistema regulado, submissão das propostas ao controle social; b) avaliação de custo-benefício, custo-efetividade da regulação; e c) definição clara de quando não será obrigatório aplicar análise.

Os aspectos decorrentes dos dois primeiros pontos são importantes e bastante esmiuçados na literatura pertinente para a construção de uma boa análise de impacto regulatório e merecem atenção daqueles que atuam com a matéria. 

Contudo, o terceiro ponto é de igual importância para o sucesso do instituto.

Em determinadas situações pode ocorrer que os custos não justificam a análise de impacto regulatório ou, ainda, não haja elementos suficientes para a elaboração uma análise adequada e eficaz.

Nesses casos, será preciso avaliar com cautela a adoção da análise, para que a política pública setorial ou uma política regulatória específica não estejam condicionadas à "tecnocracia" e a parâmetros de controle impertinentes.

Nesse sentido, a fixação das hipóteses de dispensa da realização da AIR deverá ser adotada com base no postulado da proporcionalidade, por meio da realização de um juízo de adequação entre meios e fins almejados.

Em suma, tanto a MP da Liberdade Econômica quanto a Lei das Agências Reguladoras podem impulsionar um novo ciclo na evolução na qualidade da regulação no Brasil, sendo a análise de impacto regulatório um importante instrumento nesse caminho quando manejada com técnica adequada, com abertura para a participação social e, não menos importante, com parcimônia.


Luís Felipe Valerim é sócio de Xavier Vasconcelos Valerim Advogados e professor da FGV Direito SP; foi subchefe-adjunto para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.

Eduardo Xavier é sócio de Xavier Vasconcelos Valerim Advogados. Foi secretário-executivo da Secretaria de Portos e subchefe-adjunto para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência.

Wellington Márcio Kublisckas é consultor de Xavier Vasconcelos Valerim Advogados, mestre e doutor em direito constitucional pela USP.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.