Rede, de Marina, vai ao STF e diz que Bolsonaro faz retaliação a jornais

Partido questiona MP que desobriga empresas a publicarem balanços em veículos impressos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

A Rede Sustentabilidade protocolou neste sábado (10) uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no Supremo Tribunal Federal contra a publicação de medida provisória que desobriga as empresas de capital aberto de publicar os balanços financeiros em veículos impressos.

De acordo com o partido, a MP 892, editada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) na terça (6), é uma “clara retaliação à imprensa nacional”.  ​

Após a publicação da medida, Bolsonaro afirmou que o ato era resposta ao que chama de ataques de alguns veículos de comunicação.

"[Fui eleito] Sem TV, sem tempo de partido ou recursos, com parte da mídia todo dia esculachando a gente. Chamando de racista, homofóbico, fascista. No dia de ontem eu retribuí parte do que grande parte da mídia me atacou", afirmou o presidente.

Na ação, os parlamentares da Rede afirmam que há um explícito desvio de finalidade da MP redigida por Bolsonaro, ficando claro de se tratar de "retaliação à imprensa, que se apresenta como ataque às liberdades de imprensa, expressão e informação".

O partido ainda diz que Bolsonaro editou uma medida quatro meses depois de uma lei similar ter sido aprovada - a Lei 13.818/2019, que diz que as empresas com ações na Bolsa podem publicar versões resumidas dos balanços em jornais impressos e versões completas nas edições digitais.

Dias após a publicação da MP, Bolsonaro afirmou que o objetivo era colaborar com a preservação da Amazônia ao diminuir o número de papel gasto para a impressão dos balanços.

No sábado, Bolsonaro voltou a atacar repórteres que o acompanham e disse: "se excesso jornalístico desse cadeia, todos vocês estariam presos"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.