Amazon trabalha em regulamentação de reconhecimento facial

Críticos dizem que tecnologia da Amazon tem dificuldades em identificar sexo de pessoas de pele escura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jeffrey Dastin
Seatle (EUA) | Reuters

O presidente-executivo da Amazon, Jeff Bezos, disse que a equipe de políticas públicas da empresa está trabalhando nos regulamentos propostos para o reconhecimento facial, uma tecnologia incipiente que atraiu críticas à unidade de computação em nuvem da gigante da tecnologia.

"Nossa equipe de políticas públicas está realmente trabalhando nos regulamentos de reconhecimento facial, e faz muito sentido regular isso", disse Bezos a repórteres no lançamento anual de dispositivos Alexa da empresa, em Seattle, na quarta-feira.

Jeff Bezos, presidente da Amazon, durante discurso em coletiva de imprensa em Santa Monica, Califórnia - Joe Klamar - 6.set.12/AFP

"É um exemplo perfeito de algo que tem usos realmente positivos, para que você não queira barrar. Ao mesmo tempo, há muito potencial para abusos com esse tipo de tecnologia, e você deseja regulamentações."

Críticos apontaram para a tecnologia da Amazon e de outras empresas, que tiveram dificuldades em identificar o sexo de indivíduos de pele mais escura em estudos recentes. Isso gerou receios de prisões injustas se a tecnologia for usada por mais agências policiais para identificar suspeitos.

A Amazon enfrentou mais críticas do que as rivais em parte porque comercializou a tecnologia para a polícia e defendeu suas práticas. A empresa disse que todos os usuários de seu serviço, conhecido como Rekognition, devem seguir a lei.

O crescente interesse pela regulamentação ressalta o descontentamento nos Estados Unidos com a tecnologia, que as agências governamentais usam há anos e agora se tornou mais poderosa com o aumento das tecnologias de computação em nuvem e inteligência artificial. São Francisco e Oakland votaram este ano para proibir funcionários da cidade de usá-lo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.