Novo aeroporto de Florianópolis começa a operar nesta terça-feira

Terminal terá capacidade para o dobro de passageiros e quer atrair voos intercontinentais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Florianópolis | Agência Brasil

O novo terminal do Aeroporto Internacional de Florianópolis, que começa a operar nesta terça-feira (1), poderá receber o dobro de passageiros em relação ao anterior. 

O terminal terá capacidade para movimentar 8 milhões de passageiros por ano, contra 4 milhões do antigo aeroporto, que será fechado.

Foram investidos R$ 570 milhões na obra. São 13 portões de embarque e 10 fingers (pontes de embarque), sendo dois com espaço para receber aeronaves de grande porte, usadas em voos intercontinentais, como o Airbus A380 e o Boeing 747.

De acordo com o diretor da Floripa Airport, braço do grupo suíço Zurich ​Airport que vai administrar o aeroporto, Tobias Markert, a nova administração está trabalhando para a implantação deste tipo de voo internacional. Na semana passada, a empresa argentina Flybondi anunciou que vai operar voos entre Buenos Aires e Florianópolis a partir de dezembro.

“É uma oportunidade para atrair também voos internacionais de longa distância e Florianópolis já tem potencial para fazer isso”, disse Market. "Agora estamos aptos a operar uma aeronave da TAP [empresa aérea de Portugal], por exemplo", acrescentou.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que o novo aeroporto tem potencial à altura da cidade e também de Santa Catarina. 

“Estamos multiplicando por quatro a capacidade do aeroporto e com certeza isso vai atrair mais gente para cá, vai permitir maior operação de pousos e decolagens, vamos poder aumentar a oferta de voos para Santa Catarina”, disse o ministro durante a cerimônia de inauguração.

O terminal terá um espaço externo, batizado de Boulevard 14/32, com área de alimentação, serviços e entretenimento, que deve abrigar uma agenda de eventos com shows e exposições. O aeroporto conta ainda com um terraço panorâmico, permitindo a visão dos pousos e decolagens.

Com a inauguração do novo terminal, o antigo será desativado, mantendo apenas, por enquanto, as operações de carga. A nova administração ainda estuda o que fazer com as instalações antigas.

De acordo com o executivo, a Zurich Airport, que também administra no Brasil os aeroportos de Vitória (ES) e Macaé (RJ) e tem 25% de participação no Consórcio BH Airport (administrador do Aeroporto de Confins), tem interesse em participar de outros leilões de concessões programados pelo governo.

A próxima rodada de leilões está marcado para 2020, quando o governo deve leiloar 22 aeroportos. De acordo com Market, o grupo suíço tem interesse em participar do certame.

Uma das possibilidades é entrar na disputa dos terminais do Bloco Sul, formado pelos aeroportos de São José dos Pinhais (PR), Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC), Londrina (PR), Joinville (SC), Curitiba (PR), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS) e Bagé (RS). “Temos interesse em todas as opções [previstas] para o futuro no Brasil”, finalizou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.