Depois de duas tentativas, mineradora de bitcoin chinesa tenta abrir capital em Nova York

Companhia pretende usar os recursos do IPO para financiar pesquisa em inteligência artificial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim | Reuters

A Canaan Creative, uma das maiores fabricantes de equipamentos para mineração de bitcoin da China, fez registro para oferta pública inicial de ações na Nasdaq para levantar US$ 400 milhões (R$ 1,5 bilhão), em sua terceira tentativa de abrir capital após fracassos na China e Hong Kong.

A companhia, que se descreve como a segunda maior projetista e fabricante de equipamentos para mineração de bitcoin, pretende usar os recursos do IPO para financiar pesquisa em inteligência artificial e tecnologia blockchain, além de pagar dívidas.

A empresa não informou por que está tentando de novo um IPO neste momento. A companhia tentou se listar na China três anos atrás por meio de uma fusão reversa e fez novo pedido a reguladores de Hong Kong no ano passado. Em ambas as vezes as autoridades tiveram dúvidas sobre o modelo de negócios e perspectivas para a companhia.

O pedido de IPO na Nasdaq foi feito pouco depois do presidente chinês, Xi Jinping, encorajar na semana passada o desenvolvimento de tecnologia blockchain (espécie de banco de dados descentralizado que usa criptografia para registrar as transações) , o que fez ações de empresas do setor e moedas digitais dispararem.

Fundada em 2013, a Canaan projeta e vende circuitos integrados de alta performance e é responsável pelos equipamentos de mineração de bitcoin Avalon. Os bancos que estão assessorando a companhia no IPO são Credit Suisse, Citigroup, China Renaissance e CMB International.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.