Folha Top of Mind chega à 29ª edição com número recorde de categorias

Datafolha percorreu o Brasil para saber quais são as marcas mais lembradas em 64 segmentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha Top of Mind chega à 29ª edição com um número recorde: 64 categorias de produtos e serviços foram pesquisadas pelo Datafolha em todo o país. Os vencedores serão conhecidos na próxima terça (29), em um evento para convidados na zona sul de São Paulo.

A edição da revista com as marcas mais lembradas do Brasil circula na quarta-feira (30), gratuitamente, junto com a Folha. Para chegar à lista de campeãs, foi necessária uma operação que demorou ao menos seis meses.

Festa de premiação Folha Top Of Mind 2018, realizada no Tom Brasil
Festa de premiação Folha Top Of Mind 2018, realizada no Tom Brasil - Adriano Vizoni/Folhapress

Pesquisadores do Datafolha percorreram 197 municípios de todas as regiões do país com a seguinte pergunta: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?". Avião, barco, carro, ônibus e moto foram usados como meio de transporte pelos 490 profissionais envolvidos no levantamento.

Ao todo, 6.618 brasileiros acima de 16 anos foram entrevistados entre os dias 30 de julho e 6 de agosto deste ano. As categorias pesquisadas estão relacionadas a marcas do setor financeiro, de saúde, alimentação, transporte e comunicação.

Turismo, higiene e beleza, compras e as preferidas pelo público feminino e masculino também constam da pesquisa. Uma das novidades deste ano foi descobrir que marcas os brasileiros relacionam ao tema confiança. 

A Folha Top of Mind é considerado o maior e o mais importante estudo de lembrança de marcas da América Latina. Começou em 1991 com apenas 12 categorias. “Empresas que se debruçam sobre o Top of Mind têm vantagens estratégicas”, explica Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha. “É possível acompanhar a sua trajetória e o comportamento dos consumidores a partir desses resultados.” 

Setores de marketing das empresas e o mercado publicitário também seguem atentos os resultados aferidos pelo instituto. Na noite da próxima terça-feira, a partir das 19h30, a entrega da premiação será feita no Tom Brasil, exclusivamente para convidados. Ao menos mil pessoas são esperadas, principalmente presidentes de empresas e profissionais de marketing e da propaganda. 

A apresentação da festa será feita pela atriz Danielle Winits e pelo comediante Marcelo Marrom. O evento poderá ser acompanhado no Instagram do Top of Mind, enquanto o conteúdo da publicação estará disponível no seguinte site da premiação, depois das 20h30 de terça.

Além dos resultados do instituto que premiam as marcas, a revista impressa também trará reportagens sobre lugares onde o Datafolha esteve, artigos de empresários e entrevistas com representantes do meio publicitário. Especialistas analisam a performance das marcas vencedoras, o impacto das campanhas publicitárias e as previsões econômicas para os segmentos pesquisados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.