A Folha Top of Mind chega à 29ª edição com um número recorde: 64 categorias de produtos e serviços foram pesquisadas pelo Datafolha em todo o país. Os vencedores serão conhecidos na próxima terça (29), em um evento para convidados na zona sul de São Paulo.
A edição da revista com as marcas mais lembradas do Brasil circula na quarta-feira (30), gratuitamente, junto com a Folha. Para chegar à lista de campeãs, foi necessária uma operação que demorou ao menos seis meses.
Pesquisadores do Datafolha percorreram 197 municípios de todas as regiões do país com a seguinte pergunta: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?". Avião, barco, carro, ônibus e moto foram usados como meio de transporte pelos 490 profissionais envolvidos no levantamento.
Ao todo, 6.618 brasileiros acima de 16 anos foram entrevistados entre os dias 30 de julho e 6 de agosto deste ano. As categorias pesquisadas estão relacionadas a marcas do setor financeiro, de saúde, alimentação, transporte e comunicação.
Turismo, higiene e beleza, compras e as preferidas pelo público feminino e masculino também constam da pesquisa. Uma das novidades deste ano foi descobrir que marcas os brasileiros relacionam ao tema confiança.
A Folha Top of Mind é considerado o maior e o mais importante estudo de lembrança de marcas da América Latina. Começou em 1991 com apenas 12 categorias. “Empresas que se debruçam sobre o Top of Mind têm vantagens estratégicas”, explica Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha. “É possível acompanhar a sua trajetória e o comportamento dos consumidores a partir desses resultados.”
Setores de marketing das empresas e o mercado publicitário também seguem atentos os resultados aferidos pelo instituto. Na noite da próxima terça-feira, a partir das 19h30, a entrega da premiação será feita no Tom Brasil, exclusivamente para convidados. Ao menos mil pessoas são esperadas, principalmente presidentes de empresas e profissionais de marketing e da propaganda.
A apresentação da festa será feita pela atriz Danielle Winits e pelo comediante Marcelo Marrom. O evento poderá ser acompanhado no Instagram do Top of Mind, enquanto o conteúdo da publicação estará disponível no seguinte site da premiação, depois das 20h30 de terça.
Além dos resultados do instituto que premiam as marcas, a revista impressa também trará reportagens sobre lugares onde o Datafolha esteve, artigos de empresários e entrevistas com representantes do meio publicitário. Especialistas analisam a performance das marcas vencedoras, o impacto das campanhas publicitárias e as previsões econômicas para os segmentos pesquisados.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.