Brasil subirá em ranking de facilidade para negócios mesmo com atraso em reforma administrativa

País está em 124º lugar; governo projeta ficar entre os 50 melhores até 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, disse nesta quinta-feira (28) que a prorrogação no envio da reforma administrativa ao Congresso não atrapalha os planos do governo de chegar a 2022 entre os 50 primeiros países do ranking Doing Business (sobre facilidade de fazer negócios) em 2022. Hoje o Brasil está na 124ª colocação do ranking.

“O timming muitas vezes não é o que a gente desejaria”, disse ele, que justifica o baixo impacto do atraso no longo prazo estipulado pelo governo como meta. 

Carlos da Costa, secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do governo de Jair Bolsonaro - Karime Xavier-22.fev.19/Folhapress

No evento, que foi realizado na FecomercioSP, Costa também assinou com Patrícia Ellen, secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, e Márcio Olívio Fernandes da Costa, vice-presidente da FecomercioSP, um acordo de cooperação técnica para melhorar o ambiente de negócios do Brasil. 

O Doing Business é um ranking calculado pelo Banco Mundial e considera 190 países. Neste ano, a nota do Brasil melhorou de 58,6, da análise anterior, para 59,1.

Dos 10 aspectos analisados pelo relatório, o Brasil teve melhora em 3, piora em 1 e manteve o mesmo desempenho nos outros 6.

A melhora no registro de propriedades foi a que mais chamou atenção, com um aumento de 2,2 pontos percentuais.

Já a piora veio por conta da obtenção de alvarás para construção, que apresentou um recuo de 0,2 ponto percentual.

O Doing Business 2020 abrange parte do governo Michel Temer e o início do mandato de Jair Bolsonaro, uma vez que o relatório é feito de junho de 2018 a maio de 2019.

No ano passado o Brasil apareceu na 109ª colocação, dando um salto de 16 posições em relação a 2017. Neste ano ainda não é possível fazer inferências sobre as posições porque o Banco Mundial pode rever a classificação do relatório anterior.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.