Fitch mantém rating do Brasil e vê risco em instabilidade do governo Bolsonaro

Agência reafirma rating BB- do país, abaixo do grau de investimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A agência de classificação de risco de crédito Fitch manteve o rating BB- do Brasil, abaixo do grau de investimento. Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (14), a agência alerta para o risco a reformas fiscais e econômicas com o Congresso fragmentado e instabilidade política do governo de Jair Bolsonaro.

O presidente Jair Bolsonaro
A agência de risco Fitch ponta que a falta de estabilidade do governo Bolsonaro é um risco para reformas - Pedro Ladeira/Folhapress

"A falta de estabilidade do governo Bolsonaro e falta de uma base confiável no Congresso pode fazer as reformas difíceis e mais demoradas, especialmente aquelas que requerem emendas constitucionais. As eleições municipais de 2020 podem diminuir a janela para reformas. Finalmente, as perspectivas da reforma podem sofrer caso a economia tenha um desempenho abaixo do esperado nos próximos meses", diz o comunicado da Fitch.

A agência americana também aponta a alta e crescente dívida interna, rigidez da estrutura fiscal e fraco crescimento econômico como justificativa a manutenção do rating.

Segundo a Fitch, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro deve ter um crescimento de 0,8% em 2019 e de 2% em 2020. As previsões estão abaixo das médias de 3% e de 3,2%, para 2019 e 2020 respectivamente, de demais países na faixa de crédito BB. 

Em dezembro de 2015, o país perdeu o selo de bom pagador, quando saiu de BBB- para BB+.​ Em maio de 2016, a classificação caiu novamente, para BB. Em fevereiro de 2018, veio a última queda: BB-.

O documento ainda aponta como pontos positivos a aprovação da reforma da Previdência, que deve gerar uma economia de R$ 800 bilhões em dez anos, e desinvestimentos na Petrobras e em bancos públicos.

No fim de outubro, o risco-país do Brasil medido pelo CDS (Credit Default Swap) de cinco anos foi ao patamar mínimo em mais de seis anos. 

O índice funciona como um termômetro informal da confiança dos investidores em relação a economias, especialmente as emergentes, e sua queda pode indiciar uma melhora futura no grau de investimento do país.

Nesta quinta-feira (14), o CDS está em 123 pontos, oito pontos acima da mínima do ano, mas ainda um dos patamares mais baixos dos últimos anos. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.