Procon notifica Burger King e McDonald's por trava em pagamento na Black Friday

Sistema estava inoperante em várias lojas das redes, segundo entidade de defesa do consumidor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, notificou o Burger King e o McDonald's nesta sexta-feira (29) pelas redes apresentarem dificuldades nos sistemas que recebem o pagamento das promoções de Black Friday.

De acordo com as propagandas das redes, os consumidores que quisessem obter descontos nesta sexta-feira precisariam fazer o pagamento das compras pelo aplicativo Mercado Pago. As equipes de fiscalização do Procon, no entanto, verificaram que em várias lojas das redes de fast-food o sistema estava inoperante.

Segundo o Procon-SP, as empresas deverão responder a um processo administrativo e podem ser multadas. 

 

Em nota, o Burger King disse que "devido ao grande sucesso e alta procura pelas ofertas de Black Friday, as promoções oferecidas pela rede em parceria com o Mercado Pago apresentaram instabilidade no sistema de pagamento".

A rede diz que "reforça o seu compromisso em oferecer serviços de qualidade aos consumidores" e que manterá as ofertas de seis sanduíches por R$ 15 e de três sanduíches por R$ 5 para todos os meios de pagamento nos restaurantes participantes.

O McDonald's disse que adotou o próprio aplicativo e também algumas ofertas em parceria com o Mercado Pago. A rede explicou que essas últimas ofertas, devido à instabilidade inesperada do sistema, gerada pela grande demanda, ficaram indisponíveis em alguns restaurantes.  

"Lamentamos o ocorrido com nossos clientes e reforçamos que estamos colocando todos os nossos esforços junto ao parceiro para mitigar o impacto na experiência do consumidor.”

O Mercado Pago informou que estenderá as promoções desta sexta-feira até às 23h59, para qualquer meio de pagamento. A decisão foi tomada em conjunto com o Burger King, em razão de instabilidade inesperada do sistema, gerada, segunda a empresa, pela grande demanda e alta procura pelas ofertas de Black Friday.

"Pedimos desculpas aos nossos clientes e informamos que estamos tomando todas as medidas cabíveis para evitar que essa situação se repita", disse a empresa em nota.

Fila em lanchonete da região central de São Paulo com sanduíches em promoção durante a Black Friday
Fila em lanchonete da região central de São Paulo com sanduíches em promoção durante a Black Friday - Paula Soprana/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.