Vendas em supermercados desaceleram, mas comércio mantém crescimento em setembro

De acordo com o IBGE, varejo registrou alta de 0,7%, empurrado por vendas de móveis e roupas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O comércio brasileiro cresceu 0,7% em setembro, apesar da desaceleração das vendas em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que vinham impactando o varejo de forma positiva nos últimos meses.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quarta (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor de supermercados, que corresponde a uma fatia grande do comércio, registrou 0,2% em setembro.

"O segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebida e fumo cresce, mas a um ritmo menor em setembro”, analisou a gerente da pesquisa, Isabella Nunes.

“O terceiro trimestre de 2019 mostrou um ritmo mais forte de vendas, espalhando o crescimento de outras atividades para além das vendas de hipermercado", acrescentou Isabella.

Interior de supermercado do Grupo Líder, localizado na Avenida Visconde de Souza Franco, no bairro Umarizal, em Belém (PA) - Dirceu Neto - 28.out.19/Folhapress

No terceiro trimestre, o comércio varejista registrou crescimento de 2,6%.

O registro do setor de hipermercados em setembro é menor do que os 0,6% de agosto, quando o setor impediu que o varejo recuasse no resultado geral. Na ocasião, o crescimento foi de 0,1%.

Sete das oito atividades pesquisadas pelo IBGE tiveram resultados positivos no mês de setembro. Os destaques ficaram por conta das vendas de móveis e eletrodomésticos (5,2%), tecidos, vestuário e calçados (3,3%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,8%) e combustíveis e lubrificantes (1,2%).

A única taxa negativa do mês foi em equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com queda de 2%.

Permaneceram estáveis na comparação com agosto os setores de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,5%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,2%) e livros, jornais, revistas e papelaria (0,2%).

O registro de setembro é o quinto resultado positivo consecutivo do comércio em 2019, que já tem ganho de 2,4% no período. Já no acumulado dos primeiros nove meses do ano, a alta é de 1,3%, em comparações com iguais períodos do ano passado.

"Houve uma recuperação ao longo de 2019. Os números mostram um dinamismo nos últimos meses, evidenciando um maior ritmo da atividade comercial", disse a gerente da pesquisa.

Já na comparação com setembro de 2018, o varejo registrou um crescimento de 2,1%, mas em 2019 esse mês teve dois dias úteis a mais.

O comércio varejista ampliado, que também inclui veículos, motos, artes e peças de material de construção, o volume de vendas cresceu 0,9% em setembro, a sétima taxa positiva consecutiva. O setor tem ganho de 4% no período.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.