Gigantes chinesas mandam funcionários trabalhar de casa para conter coronavírus

Empresas orientam que empregados retornem ao trabalho apenas em 10 de fevereiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Xangai | Reuters

Gigantes corporativas chinesas, incluindo o Alibaba Group Holding e a Tencent Holdings, disseram ter pedido a suas equipes que trabalhem de casa por uma semana após o término do feriado prolongado do Ano Novo Lunar, buscando limitar a propagação de um novo vírus semelhante à gripe.

O governo prolongou em três dias o feriado de uma semana, até 2 de fevereiro, numa tentativa de conter o coronavírus, que matou 81 pessoas. O número total de casos de infecção confirmados nesta segunda-feira (27) saltou cerca de 30% para mais de 2.700.

Muitas grandes empresas estão dando um passo além, dizendo aos funcionários para trabalharem em casa até 7 de fevereiro e não voltarem para seus escritórios até 10 de fevereiro, uma segunda-feira.

O Alibaba afirmou que a medida se aplica a todas as suas divisões, incluindo trabalhadores em Hong Kong, Taiwan e Macau, bem como na China continental. A empresa emprega mais de 100 mil pessoas, a maioria na China.

O governo de Xangai também impôs uma medida semelhante, anunciando que todas as empresas da cidade não terão permissão para começar a trabalhar antes de 9 de fevereiro, assim como a cidade vizinha de Suzhou, onde fica um grande parque industrial para empresas farmacêuticas e de tecnologia.

A decisão do governo de Xangai afetará empresas como Tesla, General Motors e Volkswagen, que detêm suas próprias fábricas ou as operam com parceiros locais na cidade.

Wuhan, uma cidade de 11 milhões de habitantes e o epicentro do surto, já está em confinamento e existem severos limites de locomoção em várias outras cidades chinesas.

Em Hong Kong, onde o feriado é mais curto, a bolsa de valores cancelou uma cerimônia de quarta-feira (22) para o primeiro dia de negociações do Ano Novo Lunar, citando os riscos crescentes da infecção por coronavírus.

A decisão foi tomada depois que Hong Kong proibiu os residentes de Hubei de entrar no em seu território a partir desta segunda-feira.

À medida que as empresas se preparam para o vírus atingir os negócios, os reguladores financeiros da China disseram que estavam incentivando os bancos a baixar as taxas de empréstimos para setores fortemente afetados pelo surto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.