Produção brasileira de petróleo e gás bate recorde em 2019

Pela primeira vez, pais produziu mais de 1 bilhão de barris de óleo em um ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A produção nacional de petróleo subiu 7,78% em 2019, ultrapassando pela primeira vez a marca de 1 bilhão de barris no ano, informou nesta quarta (22) a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis). O recorde é resultado do crescimento da produção do pré-sal.

Segundo a ANP, o Brasil produziu 1,018 bilhão de barris no ano, uma média de 2,79 milhões de barris por dia. Em 2018, a produção somou 944 milhões de barris, ou 2,58 milhões de barris por dia. Já a produção de gás natural cresceu 9,46%, de 40,8 para 44,7 bilhões de metros cúbicos no ano.

Em dezembro, a produção média também foi recorde, somando 3,1 milhões de barris de petróleo por dia, 0,52% a mais do que o recorde anterior, registrado em novembro. O volume extraído no último mês do ano é 15,44% superior ao verificado em dezembro de 2018.

De acordo com a ANP, os poços do pré-sal foram responsáveis por 66,82% da produção nacional de petróleo e gás em dezembro de 2019, o equivalente a 2,1 milhões de barris de petróleo e 85,4 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

No ano, a Petrobras iniciou as operações em quatro plataformas do pré-sal - a última, em novembro, foi a P-68, nos campos de Sururu e Berbigão, na Bacia de Santos. Além disso, ampliou a atividade de unidades instaladas durante o ano anterior.

Em dezembro, de acordo com os dados da ANP, a Petrobras ficou com 74,9% da produção nacional de petróleo e gás. Segunda maior produtora, a anglo-holandesa Shell ficou com 12,2%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.