Google Maps aposta em mais contribuições de usuários em aniversário de 15 anos

Medida pode despertar a preocupação de empresas que incentivaram investigações antitruste sobre a empresa

San Francisco | Reuters

O Google Maps lançou nesta quinta-feira (6) uma nova versão do recurso que solicita avaliações e fotos de usuários dos lugares que eles visitam, buscando aumentar seus dados em uma área liderada por aplicativos locais como Zomato, TripAdvisor e Yelp.

O novo visual do recurso, que coincide com o aniversário de 15 anos do Google Maps, apresenta uma opção "contribua" em um menu na parte inferior do aplicativo do serviço, disse o Google.

A medida pode despertar a preocupação de Yelp, TripAdvisor e de outras empresas que incentivaram investigações antitruste sobre se o Google usou indevidamente a liderança em ferramentas de pesquisa para popularizar soluções mais recentes, como a comparação de restaurantes.

O Yelp, o TripAdvisor e o Zomato, todos possuindo avaliações de usuários sobre empresas, não puderam ser encontrados imediatamente para comentar. O Google disse que respondeu ao feedback dos usuários para facilitar a contribuição de centenas de milhões de pessoas.

Logo do Google Maps em smartphone
Logo do Google Maps em smartphone - Dado Ruvic/Reuters

O Google investiu bilhões de dólares para mapear o mundo digitalmente, atraindo 1 bilhão de usuários por mês para seu aplicativo de navegação.

Entre os anúncios desta quinta, o Google Maps disse que pedirá aos usuários que compartilhem mais sobre suas viagens de trem e ônibus, incluindo a temperatura de vagões, acomodações para pessoas com mobilidade reduzida e recursos de segurança.

A empresa já usa sua capacidade de rastrear a localização dos usuários para determinar como está o trânsito no local.

Alguns aplicativos locais que fornecem informações de trânsito e empresas afirmam ter melhores dados em tempo real e uma maior verificação do conteúdo do usuário. Mas a presença global do Google, juntamente com sua capacidade de reunir dados de usuários, têm sido uma grande vantagem.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.