Morre o economista David Kupfer, um dos maiores estudiosos da indústria nacional

Acadêmico realizou diversos estudos sobre inovação, competitividade e concorrência industrial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O economista David Kupfer morreu nesta quarta-feira (19), aos 63 anos, no Rio de Janeiro. Professor titular da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), se estabeleceu como um dos maiores pesquisadores sobre o desenvolvimento da indústria brasileira. Deixa vários trabalhos sobre inovação, competitividade e concorrência no setor.

Kupfer, também era membro do Conselho Superior de Economia da Fiesp, entidade que representa a industrial de São Paulo.

O economista David Kupfer, que era membro do Conselho Superior de Economia da Fiesp - IEA/USP

Foi coautor do livro “Made in Brazil: Desafios Competitivos da Indústria Brasileira”, pelo qual recebeu o Prêmio Jabuti. Em 2002, voltou a receber o Jabuti por "Economia industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil".

O economista também recebeu o título de pesquisador emérito do CNPq, em 2019.

Desenvolveu trabalhos sobre os setores-chave para o crescimento da economia brasileira, de 1985 a 2004, tratou sobre tendências futuras da produtividade na matriz das contas nacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e estudou os impactos econômicos e sociais do gás natural na economia brasileira.

Kupfer faleceu vítima de câncer no pâncreas e deixa mulher e um filho.

Em sua homenagem, a reitoria da UFRJ publicou nota de pesar, onde reconheceu sua participação em diversos comitês e comissões da universidade e destacou a carreira dedicada à análise e promoção do desenvolvimento econômico e social de Kupfer.

O Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) também comunicou o falecimento do economista —que era um de seus colaboradores—, afirmando que Kupfer era um companheiro querido do instituto e um símbolo de competência profissional.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.