Bolsa brasileira volta a fechar às 17h a partir desta segunda

Mercado brasileiro segue o americano, que entrou em horário de verão no domingo; abertura continua às 10h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Bolsa brasileira volta a fechar no horário regular, às 17h, a partir desta segunda-feira (9), acompanhando o começo do horário de verão nos Estados Unidos.

Os americanos adiantaram os relógios em uma hora neste domingo (8) e, com isso, agora Nova York está apenas uma hora atrás no horário de Brasília. O horário de verão americano vai até novembro.

Com isso, a B3 terá negócios entre às 10h e às 17h. A mudança de horário também reabre o after market, que são negócios realizados entre 17h30 e 18h. Durante o verão brasileiro esse mercado fica suspenso.

As Bolsas americanas operam sempre entre 10h30 e 17h (no horário de Brasília).

(200303) -- NUEVA YORK, 3 marzo, 2020 (Xinhua) -- Un comerciante trabaja en la Bolsa de Valores de Nueva York, en Nueva York, Estados Unidos, el 3 de marzo de 2020. Los mercados estadounidenses cayeron bruscamente en comercio volátil el martes, a pesar de que la Reserva Federal realizó un recorte de emergencia de las tasas de interés. El Promedio Industrial Dow Jones cayó 785,91 puntos, o 2,94 por ciento, para terminar en 25.917,41 unidades. El índice Standard & Poor's 500 bajó 86,86 puntos, o 2,81 por ciento, para ubicarse en 3.003,37 unidades. El índice compuesto Nasdaq perdió 268,07 puntos, o 2,99 por ciento, para cerrar en 8.684.09 unidades. (
Mercado brasileiro segue o americano, que entrou em horário de verão no domingo; abertura continua às 10h - Xinhua/Michael Nagle

A alteração no pregão da Bolsa brasileira ocorre todos os anos e tem o objetivo de acompanhar o horário de funcionamento do mercado nos EUA. Cerca de metade do volume negociado no Ibovespa diariamente ainda é de investidores estrangeiros, em sua maioria americanos.

Isso se mantém apesar do forte fluxo de saída de recursos neste ano.

Como a Folha mostrou na sexta-feira (6), até o dia 4 de março os estrangeiros retiraram o recorde de R$ 44,8 bilhões da B3. O volume superou o montante sacado em todo o ano passado.

A convergência de horários aumenta a liquidez de Bolsas menores, como a brasileira, dado que os mercados financeiros tendem a se mover em direções semelhantes.

As últimas semanas do mercado acionário foram marcadas por fortes quedas disseminadas pelo mundo, reflexo do temor de investidores por um possível impacto do coronavírus sobre a economia global.
Apenas na B3, o tombo foi de 5,9% na semana passada.

Quando a atividade econômica desacelera, companhias têm potencial de lucro reduzido, o que pressiona o valor das ações em Bolsa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.