Descrição de chapéu Coronavírus

Lojistas pedem isenções de shoppings para conter prejuízo com o coronavírus

Presidente da Ablos, entidade do setor, prevê queda no movimento e risco de "quebradeira geral"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Lojas satélite de shoppings se organizam para pleitear isenções das administradoras diante do impacto que a pandemia do novo coronavírus pode gerar nos negócios.

Atenta à queda de movimento dos últimos dias, a Ablos, associação de lojistas satélite, defende três medidas: isenção do aluguel ou cobrança equivalente ao percentual de vendas, isenção no fundo de promoção (despesa obrigatória relativa à publicidade) e flexibilização no pagamento da taxa de condomínio, com novos prazos e sem multa.

A conta, segundo Tito Bessa Jr., presidente da Ablos, ficaria para os próprios shoppings, que "estão capitalizados".

"Os artigos 478, 479 e 480 do Código Civil falam da teoria da imprevisão. Temos que renegociar contratos. Os shoppings [administradoras] estão capitalizados, então agora ajudem quem capitalizou eles" , disse Bessa Jr., que também é presidente das lojas TNG.

A associação de lojistas satélite representa marcas com espaço inferior ao de grandes redes e agrega cem empresas, como Khelf, M.Officer, Casa do Pão de Queijo, SideWalk.

Segundo Tito Bessa, operadores de lojas de alimentação chegaram a reportar 80% de queda na movimentação no fim de semana.

"O cenário piora a cada dia. No sábado e no domingo, a queda foi de cerca de 50% em algumas lojas que têm contador de fluxo. Se não ajudarem, em 60, 90 dias, a quebradeira vai ser geral", disse.

A Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), entidade que reúne grandes redes, como Renner e C&A, e a Abrasce, associação que representa os shoppings, afirmaram nesta segunda-feira (16) que irão se reunir com o governo para discutir a flexibilização na cobrança de impostos sobre comércio e serviços.

Segundo as associações, o movimento das lojas de shopping já caiu em torno de 30%. Um levantamento mais amplo sobre os impactos será realizado nos próximos dias.

Até esta segunda, os shoppings não adotaram medidas restritivas para alterar o horário de funcionamento ou fechar os estabelecimentos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.