Descrição de chapéu Coronavírus

Ministro busca acordo com estados para alinhar medidas contra vírus

Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) se reuniu com secretários para traçar estratégias em estradas, portos e aeroportos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Em meio à disputa travada entre o presidente Jair Bolsonaro e governadores, o governo federal promoveu a primeira reunião do Conselho Nacional de secretários de Transportes, que visa alinhar ações em estradas, aeroportos e portos no combate ao coronavírus.

A reunião, na noite desta sexta-feira (20), via internet, foi coordenada pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e teve a participação de 22 representantes de estados e do Distrito Federal.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas - Mateus Bonomi - 18.mar.20/Agif/Folhapress

Bolsonaro e governadores têm entrado em atrito em uma disputa de autonomia pela tomada de decisões que envolvam o combate ao novo coronavírus.

De acordo com a pasta, um dos temas de consenso na reunião foi a garantia da livre circulação de cargas em rodovias durante a pandemia. Os participantes se comprometeram a ajustar eventuais decretos que tratem de restrição de comércio e serviços para viabilizar a oferta de produtos essenciais.

Em relação aos aeroportos, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai autorizar protocolos sanitários complementares. O governo federal vai permitir a atuação de representantes de estados e municípios em determinadas áreas dos terminais.

Nos portos, devem ser implementados escala eletrônica, restrição de tripulações, identificação de trabalhadores em grupos de risco e regulamentação de renda básica para portuários afastados das funções. O objetivo é manter o funcionamento dos terminais.

Sobre o transporte terrestre de passageiros, o governo se comprometeu a avaliar peculiaridades de cidades integradas, como é o caso de Brasília e entorno. Essas regiões seriam mais impactadas por eventuais restrições de circulação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.