Descrição de chapéu Coronavírus

Coronavírus provoca tombo recorde em economia alemã, prevê instituto

Na França, cada 15 dias de quarentena reduzem a atividade em 1,5%, segundo o presidente do Banco Central

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruxelas

A atividade econômica alemã deve sofrer um tombo recorde neste trimestre: 9,8%, o maior declínio desde que dados trimestrais passaram a ser registrados, em 1970, na previsão do Instituto de Pesquisa Econômica (Ifo).

No ano o PIB deve encolher 4,2%, por causa do impacto das medidas tomadas para conter a pandemia de coronavírus.

A Alemanha adotou uma quarentena mais dura apenas em março, mas foi afetada desde o começo do ano pelo avanço da doença na China, principal fornecedora de peças para a indústria do país.

Com os fabricantes chineses paralisados, as principais montadoras interromperam as produções em suas unidades alemãs, por falta de componentes.

A estimativa é que no primeiro trimestre deste ano a economia alemã tenha se contraído 1,9% em relação aos últimos três meses de 2019.

Na França, o impacto da pandemia sobre o PIB do primeiro trimestre deve ser mais dramático: o Banco Central estima que a atividade encolha 6%.

"A economia francesa está atualmente funcionando a dois terços da sua velocidade", afirmou o presidente do Banco da França, François Villeroyde Galhau, a uma rádio.

Segundo ele, cada duas semanas de quarentena significam uma perda de 1,5% de PIB. Galhau ressalvou que a estimativa não pode ser "extrapolada de maneira irracional" para outros períodos ou economias.

O PIB francês tinha caído 0,1% no último trimestre de 2019, e a segunda queda seguida significaria recessão técnica.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.