Descrição de chapéu Coronavírus

Facebook cria sistema de vale-presente para pequenos negócios na pandemia

Empresa fez parceria com lojas virtuais; negócios poderão se cadastrar e vender cupons

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Facebook anuncia nesta terça-feira (28) um sistema de vale-presente digital para pequenos negócios sem ecommerce estruturado durante a crise de coronavírus, como salões de beleza, padarias e restaurantes.

Comerciantes poderão configurar um cupom digital com lojas virtuais parceiras do Facebook que já têm sistemas de pagamento integrados. Será possível compartilhar o link desses cupons nos perfis de Facebook e do Instagram da marca.

Logo do Facebook em tela de smartphone; empresa anuncia medidas para a rede social e o Instagram
Logo do Facebook em tela de smartphone; empresa anuncia medidas para a rede social e o Instagram - AFP

“Ao comprar o cupom você dá dinheiro agora a uma padaria, por exemplo, e ela receberá logo”, diz Maren Lau, vice-presidente do Facebook na América Latina. “O maior desafio é que os pequenos negócios precisam de fluxo de caixa neste momento.”

Não há limite de preço para o cupom. Assim que ele for criado, pessoas que estão em um raio de até 15 km do estabelecimento receberão uma notificação.

O usuário realizará a transação pelo modo oferecido pela loja virtual, como cartão de crédito ou boleto, e a forma de recebimento dependerá dos termos do ecommerce que o vendedor optar fazer parceria. Os sites são Loja Integrada, Nuvemshop e Cora e UOL Meu Negócio.​

O Facebook não abre o número de empresas no Brasil que utilizam suas ferramentas de venda, mas globalmente são mais de 140 milhões.

Exemplo de página do Facebook com oferta de cupons de empresas próximas
Exemplo de página do Facebook com oferta de cupons de empresas próximas - Divulgação

A empresa diz que não terá retorno financeiro direto com a iniciativa, mas a manutenção de pequenos negócios ativos em suas plataformas é uma das estratégias da companhia. As marcas geram engajamento e as redes sociais são um canal de compra cada vez mais popular.

Durante a crise de coronavírus, a companhia doou US$ 100 milhões a 30 mil pequenos negócios em mais de 30 países.

Delivery

O Facebook também anuncia que vai facilitar a compra de comida online por meio de parceria com os aplicativos UberEats e Rappi.

Consumidores poderão clicar em um adesivo com o aviso “peça uma refeição” nos stories e serão direcionados à página da marca da empresa anunciante nesses aplicativos de delivery. Também haverá um botão no perfil do Instagram.

Não há iniciativas para pequenos negócios no WhatsApp, mas a empresa diz estudar possibilidades.

Em seu site, o Facebook afirma que não se responsabilizará por por nenhum aspecto da compra, do atendimento ou do resgate dos vales-presente, “inclusive se um vale-presente não for recebido, emitido ou resgatado”.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.