UOL vende divisão de datacenter para fundo americano

UD Tecnologia correspondia por 30% das receitas do UOL Diveo; os valores da operação não foram divulgados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O UOL vendeu sua divisão de datacenter, a UD Tecnologia, para o fundo americano Digital Colony. A plataforma correspondia a 30% das receitas do UOL Diveo, braço de tecnologia e soluções digitais do Grupo UOL (empresa que tem participação acionária minoritária e indireta da Folha).

O negócio faz parte da nova estratégia de foco em soluções de serviços da companhia.

Segundo o presidente da UD Tecnologia e da Compasso –empresas que formavam o antigo UOL Diveo–, Gil Torquato, a decisão de venda acompanha um movimento de liquidez e uma boa oportunidade de negócio para a companhia.

No ano passado, o UOL Diveo dividiu suas operações em duas empresas diferentes: a Compasso, focada no desenvolvimento de software e de transformação digital, e a UD Tecnologia, que seria a estrutura de datacenter da companhia. Juntas, as companhias têm 2.200 clientes e cerca de 1.700 funcionários, sendo 1.650 da Compasso e outros 60 colaboradores na UD Tecnologia.

O presidente da UD Tecnologia e da Compasso, empresas que formavam o antigo UOL Diveo, Gil Torquato. - Leonardo Rodrigues/Valor - 10/05/2013

“Separamos os dois negócios porque são crescimentos e competidores diferentes, e já nessa reestruturação imaginávamos que qualquer movimento de liquidez partiria desse pressuposto", afirma o executivo.

O custo de manutenção e atualização da infraestrutura também pesou na decisão. “Preferimos deixar nas mãos de especialistas”, diz Torquato.

Segundo ele, os recursos da venda –os valores não foram divulgados– serão direcionados para a expansão da Compasso, e não se descarta novas aquisições pela companhia.

A UD Tecnologia será usada pelo Digital Colony como sede de um centro de datacenter com escala latino-americana que passará a se chamar Scala e será comandado por Marcos Peigo. O executivo, que já atuou como diretor executivo de operações no UOL Diveo, atualmente é parceiro operacional da Digital Colony.

Em nota, o fundo americano afirmou que a Scala será uma das maiores plataformas de datacenter do Brasil. “A demanda é projetada para continuar a acelerar, impulsionada pelo crescimento da nuvem, terceirização de TI e adoção de novas tecnologias, incluindo 5G”, disse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.