Descrição de chapéu Folhainvest

Como cortar gastos se seu salário foi reduzido em 25%, 50% ou 70%

Especialistas e pessoas que já tiveram o salário reduzido dão sugestões para cortar despesas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Priorizar contas essenciais, pedir descontos e organizar o orçamento para o médio e longo prazo podem ajudar trabalhadores que tiveram seus salários reduzidos ou suspensos com a
crise do novo coronavírus.

Segundo dados do governo da última sexta-feira (15), 7,5 milhões de brasileiros com carteira assinada já tinham tido o salário cortado ou o contrato de trabalho suspenso.

Para ajudar no corte de despesas, a Folha organizou dicas com a ajuda de planejadores financeiros e pessoas que já tiveram a renda reduzida.

A arquiteta Giovanna Lavorato, que teve o salário reduzido e agora busca ampliar sua renda - Mathilde Missioneiro/Folhapress

As ações sugeridas começam com a manjada —mas indispensável— lista de despesas e também aquela conferida na conta bancária para saber quanto efetivamente era a renda mensal antes da redução do salário.

E Congresso e governo estudam ampliar o prazo de redução de jornada e salário para além de três meses, então convém fazer o planejamento pensando em um período mais longo de austeridade.

Quem teve o salário cortado em 25% tende a ter mais facilidade de ajustar o orçamento: especialistas estimam que gastos essenciais consomem ao redor de 70% do orçamento.

Já reduções mais bruscas de salário tornam o ajuste de contas mandatório.

No caso de quem teve redução de 70% ou o contrato suspenso (e passou a receber o valor equivalente do seguro-desemprego, com teto de R$ 1.813), a alternativa é tentar uma renda complementar.

É o que fez Giovanna Lavorato, 31. Arquiteta e ceramista, ela trabalha em um restaurante e teve a jornada e o salário reduzidos em 70%. Ela decidiu reativar a marca artesanal de cerâmicas que já tinha.

“Decidi aproveitar esse tempo para colocar mais energia na Girâmica para tentar uma renda extra. Ainda é um pouco experimental, mas estou descobrindo o meu caminho para quando esse período passar, eu já ter uma marca mais madura”, afirmou Lavorato.

O que fazer se sua redução foi de 25%

  • Corte de supérfluos

    Tende a ser suficiente para ajustar o orçamento. Limite pedidos de delivery, cancele serviços de streaming, se tiver mais de um, adie compras

  • Renegocie contas fixas 

    Aproveite para trocar planos de telefone, internet e TV por assinatura por outros mais baratos; avalie a troca do celular pós-pago pelo pré-pago

  • Dívidas

    Avalie se, mesmo com redução de gastos, ainda será preciso renegociá-las. Se sim, calcule se apenas adiar parcelas é o suficiente ou se precisa dividir a fatura do cartão, por exemplo

O que fazer se sua redução foi de 50%

  • Aluguel ou prestação da casa

    Peça o adiamento pelos meses de salário reduzido e combine que o valor será diluído nos aluguéis seguintes. No caso do financiamento imobiliário, bancos estão adiando o pagamento das parcelas para o fim do contrato

  • Contas de água, luz e gás

    Ficarão mais caras com o maior tempo de permanência em casa

  • Escolas e academias 

    A negociação tem sido tão dura que o ProconSP decidiu intervir. No caso de academias com pagamento recorrente, cancele

  • Supermercado 

    É o único setor que tem alta de preços e as saídas limitadas de casa dificultam comparação. Planejadores sugerem trocar marcas por mais baratas

O que fazer se sua redução foi de 70%

  • Prioridade 

    Com essa redução de renda, a prioridade é para gastos com supermercado, farmácia. Corte os supérfluos e peça prazo para pagar todas as despesas mensais e dívidas

  • Novas frentes 

    Tente gerar renda extra, mas com planejamento. O risco é produzir, não vender e aumentar o rombo no orçamento

A planejadora financeira com CFP (Certified Financial ​Planner) Daniella Rolim recomenda que o negócio seja organizado com profissionalismo, como um plano B. Para isso, todos os custos com o projeto também precisam ser considerados.

“É preciso ter lucro, e não uma sobra de dinheiro. É importante detalhar gastos de produção, avaliar possíveis riscos de inadimplência”, diz.

Lavorato tomou também uma decisão drástica e entregou o apartamento que alugava sozinha para morar com o namorado. “Precisei cancelar alguns planos e diminuir muito as minhas contas fixas, mas as prioridades mudaram”.

O aluguel ou a prestação da casa própria costumam consumir 30% da renda mensal. A opção da arquiteta não serve como regra, e a solução é negociar com locatário ou com o banco a adiamento do
pagamento dessa despesa.

O consultor de moda Rafael Brignani, 27, também cortou gastos tão logo foi comunicado do corte de 25% de salário e jornada na loja de departamento para a qual trabalha.

“As contas vêm no final do mês de qualquer jeito. Então eu me mexi: mudei o meu celular de pós para pré-pago, fiz um acordo para ter alguns meses para pagar pela internet e parcelei a fatura do cartão de crédito o máximo de vezes que consegui”, disse.

O consultor de moda Rafael Brignani, que renegociou contas com empresas de serviços após ter seu salário reduzido - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Brignani adotou outra recomendação frequente: a maior parte dos prestadores de serviços tem se mostrado disposta a conceder prazo —sempre melhor que um calote.

Por outro lado, planejadores financeiros dizem que parcelar a fatura em dia do cartão de crédito precisa ser uma decisão realmente calculada porque isso significa pagar juros que antes não existiam.

No caso de perda maior de renda, ganhar prazo para pagar dívida é indispensável —e os bancos estão renegociando—, mas a conta ficará mais cara porque os juros ainda serão cobrados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.