Itaú diz que queda do PIB pode superar 4,5% com isolamento além de junho e vê juro em 2,25%

Instituição também prevê deflação no primeiro semestre e déficit público de R$ 740 bi

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ao projetar uma contração da economia brasileira de 4,5% neste ano, o Itaú Unibanco trabalhou com a manutenção das medidas de isolamento social no Brasil até meados de junho. Segundo a instituição, cada semana a mais de restrições representará uma queda adicional de 0,25 ponto percentual no PIB (Produto Interno Bruto).

A instituição também afirma que a alta do dólar não deve desviar a inflação da trajetória atual, que é a de uma inédita deflação no primeiro semestre, seguida de uma recuperação que não impedirá o Banco Central cortar a taxa básica dos atuais 3% para o novo piso de 2,25% ao ano.

Na última segunda-feira (11), o banco anunciou a revisão das suas estimativas econômicas, com a projeção de queda do PIB revisada de 2,5% para 4,5%.

“Na nossa última revisão de cenário, a gente passou a considerar uma propagação mais intensa do vírus, de modo que as medidas de isolamento devem durar até meados de junho. Por isso a gente revisou a projeção de crescimento neste ano. Vale notar que cada uma semana adicional de isolamento tira aproximadamente 0,25 ponto percentual do PIB ”, afirmou nesta quinta-feira (14) a economista do Itaú Unibanco Julia Gottlieb.

"A gente também passou a considerar um mundo crescendo um pouco menos e a expectativa de deterioração fiscal, que também acabam por atrapalhar a retomada ao longo do segundo semestre."

Em relação ao índice de preços, a instituição projeta uma deflação acumulada de pelo menos 0,7% no segundo trimestre e de 0,2% no semestre. Nos seis últimos meses do ano, no entanto, os preços devem voltar a subir, com o índice de preços ao consumidor fechando o ano em 2%, ainda abaixo do piso da meta, que é de 2,5%.

“A partir do terceiro trimestre, deve haver alguma aceleração, com a retomada da atividade, normalização de diversos setores. Junto com isso, tem uma normalização dos preços de combustíveis. Eles parecem que já atingiram um valor mínimo e começam a voltar”, afirmou a também economista do banco Julia Passabom durante a apresentação das novas projeções.

Mario Mesquita, economista-chefe do Itaú Unibanco, disse que a inflação comportada permite mais um corte de juros e que 2,25% ao ano deverá ser o novo piso da taxa básica, que só deve voltar a subir em 2021.

Ele disse que o comportamento da política fiscal é um fator relevante para manter os juros baixos no futuro. A instituição projeta um déficit nas contas públicas de R$ 740 bilhões (10,2% do PIB) neste ano, com a dívida bruta chegando a 92% do PIB.

Mesquita disse que é necessário gastar neste momento para minimizar os efeitos da crise. Mas que não se pode tornar permanentes medidas emergenciais desenhadas para uma crise que é transitória.

“A gente não está pregando ajuste fiscal em 2020, a preocupação é em relação ao futuro. A situação fiscal é bastante preocupante. Caso a política fiscal não volte aos trilhos em 2021, pode colocar em xeque a configuração de juros e inflação muito baixos com ampla mobilidade de capitais”, afirmou Mesquita.

O economista afirma que, por enquanto, considera que o desvio fiscal de 2020 vai ser contido.

“Estamos dando o benefício da dúvida nesse sentido. Então a gente vê a taxa de juros caindo um pouco mais. Em países maduros, em que o ativo sem risco é doméstico, a experiência dos últimos anos sugere que você pode viver com ampla expansão fiscal sem ter consequências inflacionárias. Em economias emergentes, em que o ativo sem risco na verdade é externo, é muito difícil você ter um período continuado de deterioração fiscal sem ter alguma consequência inflacionária.”

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.