Descrição de chapéu Coronavírus

Associação de peritos pede suspensão de reabertura de agências do INSS

Previsão é de que atendimento presencial retorne em 13 de julho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) pediu a suspensão da reabertura das agências do INSS, prevista para 13 de julho.

A entidade argumenta que a pandemia —razão pela qual o atendimento presencial foi suspenso— continua em expansão, e que por isso a reabertura das agências é uma medida "politicamente precipitada e cientificamente equivocada".

A ANMP ressalta que o público atendido pelos peritos, em sua maioria idosos, gestantes e portadores de doenças graves e crônicas, pertence ao grupo de risco da covid-19. Uma reabertura no dia 13, portanto, colocaria em risco não só os profissionais como os cidadãos por eles atendidos, afirma a associação.

Diante desse quadro, a ANMP pede que as agências do INSS continuem fechadas até que a disseminação do vírus comece a cair no país.

Caso essa solicitação não seja acatada, a associação pede que a retomada dos exames presenciais realizados pelos peritos aconteça apenas quando processos administrativos pendentes forem zerados ou reduzidos de modo expressivo.

De acordo com a associação, há atuamente mais de 1 milhão de requerimentos previdenciários nessa categoria.

A solicitação para a suspensão do atendimento foi feita nesta terça (23) por meio de ofício encaminhado ao secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, e ao presidente do INSS, Leonardo Rolim.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.