Importações de soja brasileira pela China batem recorde em junho

Vendas ao gigante chinês foram impulsionadas pela crescente demanda da oleaginosa por rebanhos suínos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim | Reuters

Impulsionadas pela crescente demanda dos rebanhos suínos, as importações de soja brasileira pela China em junho bateram recorde, de acordo com dados da alfândega chinesa divulgados neste domingo (26).

A crescente demanda dos suínos é causada pela recuperação dos rebanhos do país depois de surtos de peste suína.

Principal comprador de soja do mundo, a China importou 10,51 milhões de toneladas da oleaginosa do Brasil em junho, 91% a mais do que os 5,5 milhões de toneladas no ano anterior, mostraram dados da Administração Geral das Alfândegas. Os números de junho também cresceram 18,6% em relação às importações de maio, para 8,86 milhões de toneladas.

As importações totais de soja da China em junho atingiram um recorde de 11,16 milhões de toneladas, visto que os processadores chineses aproveitaram ao máximo os preços brasileiros mais baixos, uma vez que o clima melhor facilitou as exportações.

Enquanto as compras da oleaginosa brasileira crescem, o comércio com os americanos caem tanto na relação mês a mês, quanto na comparação com 2019. Dos Estados Unidos, a China importou 267.553 toneladas de soja em junho, uma queda de 56,5 % em relação às 614.805 toneladas do ano anterior. As importações caíram 45,6% em relação a maio.

Algumas trituradoras chinesas no sul estavam lutando com estoques excessivos devido à chegada de grãos quando as fortes chuvas e inundações nas últimas semanas restringiram a demanda do setor de criação de animais.

Espera-se que os estoques permaneçam altos nos próximos meses, pois os embarques do Brasil continuam grandes.

Os inventários semanais nacionais de soja da China atingiram 7,39 milhões de toneladas até 21 de julho, o maior desde novembro de 2018, e mais do que o dobro do recorde no final de março, quando as chegadas de soja do Brasil caíram após o mau tempo desacelerar as exportações.

Os estoques nacionais de farelo de soja também subiram para mais de 1 milhão de toneladas no início deste mês, acima da mínima recorde de 139.000 toneladas em abril.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.