Descrição de chapéu Financial Times

James Murdoch deixa conselho da News Corp após racha familiar

Em carta, Murdoch afirma que demissão se deve a discordâncias sobre conteúdos e decisões estratégicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Anna Nicolaou
Nova York | Financial Times

James Murdoch deixou o conselho administrativo da News Corp, no mais recente racha no relacionamento entre o filho mais novo de Rupert Murdoch e o império de mídia da família.

Em uma carta à empresa datada de 31 de julho, Murdoch escreveu que sua demissão "se devia a discordâncias sobre certos conteúdos editoriais publicados pelos canais de notícias [da News Corp] e certas decisões estratégicas".

No início deste ano, James Murdoch criticou os veículos de mídia de seu pai por promoverem um falso ceticismo sobre as mudanças climáticas.

James Murdoch News Corporation em Idaho, Estados Unidos - Kevork Djansezian - 10.jul.2013/AFP

Desde o rompimento do império de entretenimento familiar, com a venda da maior parte da 21st Century Fox à Disney, o executivo de 47 anos se distanciou da política conservadora dos canais de notícias controlados por seu pai, de 89.

Ele investiu cerca de US$ 2 bilhões em recursos provenientes da venda da Fox para montar seu próprio portfólio de empresas, incluindo um investimento em startups destinadas a combater notícias falsas e uma participação na Vice Media.

Em um comunicado, seu pai, Rupert, presidente-executivo da News Corp, e o irmão mais velho, Lachlan, copresidente, disseram: “Somos gratos a James por seus muitos anos de serviço à empresa. Desejamos a ele o melhor em seus futuros empreendimentos”.

Um representante de James Murdoch disse anteriormente que "não havia mais comentários, a carta fala por si".

As últimas tensões internas na família Murdoch tornaram-se públicas em janeiro, quando incêndios florestais atingiram a Austrália, o lar original do império de comunicações de Rupert Murdoch. James e sua mulher, Kathryn, expressaram publicamente sua decepção com a cobertura da News Corp na Austrália por sua "constante negação" do aquecimento global.

A News Corp possui diversos jornais, entre eles The Wall Street Journal, nos EUA, e The Sun, no Reino Unido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.