Airbnb proíbe festas e eventos em meio à pandemia

Novas regras limitam ocupação e aqueles que tentarem contornar as restrições podem ser banidos e até enfrentar um processo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bangalore (Índia) | Reuters e AFP

O Airbnb proibiu nesta quinta-feira (20) a realização de festas e eventos nas casas listadas em sua plataforma, conforme tenta impor rígidas normas de distanciamento social para combater a pandemia de Covid-19.

As novas regras incluem um limite de ocupação de 16 pessoas, com os anfitriões e hóspedes que tentarem contornar as restrições podendo ser banidos do Airbnb e até mesmo enfrentando um processo, disse a empresa nesta quinta-feira.

"Instituir uma proibição global de festas e eventos é do interesse da saúde pública", disse o Airbnb em comunicado, acrescentando que a proibição se aplica a todas as reservas futuras.

Novas regras incluem um limite de ocupação de 16 pessoas, com os anfitriões e hóspedes que tentarem contornar as restrições podendo ser banidos do Airbnb
Novas regras incluem um limite de ocupação de 16 pessoas, com os anfitriões e hóspedes que tentarem contornar as restrições podendo ser banidos do Airbnb - Lionel Bonaventure/AFP

Essa proibição se aplica a todas as reservas feitas desde quinta-feira e até novo aviso, disse a empresa.

Com a pandemia de Covid-19, "alguns optaram por transferir o que faziam em bares ou discotecas para casas, às vezes alugadas por meio de nossa plataforma", explicou a companhia.

"Acreditamos que tal conduta é incrivelmente irresponsável, não queremos nos envolver nela e quem faz ou autoriza essa conduta não tem lugar em nossa plataforma", acrescentou.

O Airbnb disse que 73% de seus anúncios em todo o mundo já possuem regras que proíbem festas, enquanto alguns anfitriões permitem pequenos eventos, como chás de bebê ou festas de aniversário.

A empresa também atualizou suas políticas em meio à pandemia, removendo o filtro de pesquisa "amigável para eventos" e a possibilidade de acrescentar "festas e eventos permitidos" nas regras das casas.

A proibição global chega um dia depois que o Airbnb disse que entrou com um pedido confidencial para uma oferta pública inicial com os reguladores dos EUA, preparando o cenário para um dos grandes IPOs de 2020.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.