Hong Kong libera compra de carne de frango da Aurora, diz associação

Suspensão havia sido informada pela companhia no dia 17 de agosto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

Autoridades sanitárias de Hong Kong liberaram embarques de carne de frango da Aurora, de unidade localizada em Xaxim (SC), cujas exportações haviam sido temporariamente suspensas para testes que ao final comprovaram a ausência de riscos de contaminação por Covid-19, disse a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) nesta sexta-feira (28).

"O Centro para a Segurança dos Alimentos e o Departamento para Higiene de Alimentos e Meio Ambiente de Hong Kong emitiram hoje a autorização para retomada nos embarques, após a apresentação de todos os esclarecimentos feitos pelo Ministério da Agricultura do Brasil, com o apoio da cooperativa e da ABPA", informou o comunicado da entidade.

O bloqueio de Hong Kong foi anunciado pela Aurora no dia 17 de agosto e ocorreu dias depois que uma cidade na China disse ter encontrado traços do novo coronavírus em carregamentos de alimentos congelados importados, incluindo asas de frango do país.

Trabalhadores acompanham frangos pendurados em esteira de pinças em frigorífico da Aurora em Chapecó, em Santa Catarina
Funcionários do frigorífico Aurora, em Chapecó (SC) - Marlene Bergamo/Folhapress

O Brasil tem o segundo pior surto de Covid-19 do mundo, depois dos Estados Unidos, registrando mais de 3,7 milhões de casos e mais de 118 mil mortes desde o início da pandemia.

Apesar das declarações das autoridades da cidade chinesa de Shenzhen, sobre a presença do vírus no produto brasileiro, a OMS (Organização Mundial de Saúde) disse que não vê nenhuma evidência de que o coronavírus tenha se espalhando por alimentos ou embalagens.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.