Descrição de chapéu Financial Times

Morre aos 97 anos Sumner Redstone, líder dos grupos Viacom e CBS

Executivo transformou cadeia regional de cinemas drive-in em um império mundial de entretenimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Financial Times

Sumner Redstone, um dos maiores integrantes de uma geração de gigantes da mídia que deram forma ao setor de cinema e televisão moderno, morreu aos 97 anos.

Redstone, natural de Boston e veterano da Segunda Guerra Mundial, transformou uma cadeia regional de cinemas drive-in em um império mundial de entretenimento que abarca o estúdio de cinema Paramount e duas das mais importantes companhias de mídia dos Estados Unidos: a Viacom, controladora da MTV e da Nickelodeon, e a rede de televisão CBS.

Um dos personagens mais coloridos e duradouros do ramo, ele cunhou os termos “cinema multiplex” e “o conteúdo é rei”. Foi presidente-executivo da Viacom de 1996 a 2005, e depois disso manteve o posto de chairman executivo dos conselhos da Viacom e da CBS.

Sumner Redstone durante evento em Los Angeles, Estados Unidos - Robyn Beck -19.jan.2020/AFP

O bilionário havia prometido que jamais deixaria a gestão de seu império. Em 2014, aos 91 anos, ele minimizou as perspectivas de sua filha sucedê-lo no comando dos negócios da família, declarando que não discutiria “questões de sucessão. Quer saber por quê? Porque não vou morrer”.

Mas nos últimos anos, o envelhecimento de Redstone levou sua filha, Shari, a assumir o controle do conglomerado. Foi ela que orientou a união entre a Viacom e a CBS no ano passado.

Bob Bakish, presidente-executivo da ViacomCBS, disse que Redstone era “um brilhante visionário, operador e negociador”.

“Ele era uma força da natureza e um competidor feroz, que deixa um profundo legado tanto nos negócios quanto na filantropia”, afirmou o executivo.

A National Amusements, a holding que controla os ativos da família Redstone, disse que “com sua partida, o setor de mídia que ele tanto amava perde um de seus campeões. Sumner, um pai, avô e bisavô amoroso, fará muita falta à sua família, que terá o consolo de saber que o legado dele perdurará por ainda muitas gerações”.

Tradução de Paulo Migliacci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.