Descrição de chapéu The Wall Street Journal

Nova atualização do iPhone vai prejudicar publicidade online, diz Facebook

Segundo rede social, mudanças feitas pela Apple para proteger a privacidade afetarão a Audience Network

Jeff Horwitz
Nova York | The Wall Street Journal

O Facebook anunciou que as mudanças que a Apple adotou na mais recente atualização de seu sistema operacional, para proteger a privacidade dos usuários, prejudicarão seriamente a capacidade da rede social para exibir publicidade direcionada aos usuários do iPhone quando eles estiverem usando apps de terceiros.

A alteração, anunciada pelo Facebook na quarta-feira (26) em uma nota aos desenvolvedores de apps, afetará a Audience Network, uma unidade do Facebook que vincula as identidades de usuários do Facebook a atividades que eles conduzem fora da plataforma. Isso permite que as companhias exibam anúncios em apps usados fora do âmbito do Facebook.

As mudanças entrarão em vigor com o novo sistema operacional da Apple para o iPhone, chamado iOS 14, lançado em versão beta para os desenvolvedores esta semana.

O anúncio é mais um choque no relacionamento cada vez mais contencioso entre as duas gigantes de tecnologia, cujos modelos de negócios diferentes geram desentendimentos públicos. A Apple critica a operação de coleta de dados que embasa os maciços negócios de publicidade do Facebook.

O Facebook não revela as dimensões dos negócios da Audience Network, mas analistas acreditam que a unidade movimente bilhões de dólares. O Facebook havia anunciado anteriormente que pagou US$ 1,5 bilhão em remuneração a desenvolvedores e provedores de conteúdo pelo direito de exibir anúncios em suas propriedades em 2018.

“Nossa capacidade de distribuir publicidade direcionada será limitada no iOS14. Como resultado, alguns usuários do iOS14 podem não receber anúncios da Audience Network, enquanto outros talvez continuem a ver nossos anúncios, mas estes serão menos relevantes”, escreveu a companhia.

A despeito dos esforços da companhia para se adaptar, escreveu o Facebook, as mudanças “podem tornar a Audience Network tão ineficaz no iOS14 que talvez não faça sentido oferecê-la no iOS14 no futuro”.

O Facebook anunciou que as mudanças provavelmente resultariam em queda de faturamento para os desenvolvedores “em um momento já difícil para os negócios”, acrescentando que considera que a situação ainda seja obscura por conta da ausência de orientações por parte da Apple.

O Facebook declarou que as mudanças no iPhone devem “ter um impacto muito grande sobre o ecossistema dos desenvolvedores”.

Tradução de Paulo Migliacci

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.