Unigel quer reabrir em 2021 duas fábricas de fertilizantes da Petrobras

Empresa assinou nesta terça (4) o arrendamento das unidades, fechadas desde o início de 2019

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A petroquímica Unigel arrendou duas fábricas de fertilizantes da Petrobras na região Nordeste, em uma operação de R$ 177 milhões que lhe permitirá operar as unidades por dez anos. A expectativa é que as operações sejam retomadas em 2021.

Localizadas na Bahia e em Sergipe, as fábricas estão paradas desde o início de 2019, como resultado de estratégia da Petrobras para deixar o negócio de fertilizantes, que a levou a abandonar também operações no Paraná e uma obra no Mato Grosso do Sul.

A estatal defendeu o fechamento dizendo que as operações davam prejuízo, mas em nota a Unigel disse esperar um faturamento anual de R$ 2 bilhões com as duas unidades. A petroquímica defende ainda que a retomada da produção reduz a dependência externa de ureia, insumo usado na produção de fertilizantes.

“Atualmente, no Brasil, não há produção de ureia nacional e é necessário importar cinco milhões e meio de toneladas deste produto. Portanto, a reativação das fábricas ajudará o país a economizar divisas, além de beneficiar a sociedade com a geração de empregos”, disse o presidente da Unigel, Roberto Noronha Santos.

A empresa calcula que a retomada das operações abra cerca de 1,5 mil postos de trabalho diretos e indiretos nos dois estados onde as fábricas estão localizadas.

Em nota, a diretora de Refino e Gás Natural da Petrobras, Anelise Lara, disse que a operação está alinhada à estratégia de gestão de portfólio de capital da companhia, que focará seus investimentos na produção de petróleo e gás no pré-sal.

“O arrendamento vai permitir a continuidade da operação das duas fábricas de fertilizantes, que estavam hibernadas, gerando novos empregos e atraindo investimentos para os estados da Bahia e de Sergipe”, afirmou ela.

A fábrica da Bahia está localizada no Polo Petroquímico de Camaçari e pode produzir até 1,3 mil toneladas de ureia por dia. Já a de Sergipe fica no município de Laranjeiras e tem capacidade de produção de até 1,8 mil toneladas de ureia por dia.

“A reabertura das fábricas vai aquecer a economia e suprir uma demanda importante de insumos para agricultura, pecuária e indústria nacional, que, hoje, depende da importação de outros países”, disse o presidente da Unigel.

A empresa possui unidades em São Paulo e na Bahia, onde produz uma carteira diversificada de químicos, petroquímicos, plásticos e fertilizantes.

A saída dos negócio de fertilizante foi uma das fontes do impasse entre a Petrobras e os sindicatos de petroleiros, que culminou, em fevereiro, com a segunda maior greve já feita pela categoria.

A mobilização, que tinha como pano de fundo protesto contra o programa de venda de ativos da estatal, foi motivada pela demissão de cerca de mil trabalhadores na fábrica de fertilizantes do Paraná, que a Petrobras decidiu fechar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.