Ações do HSBC vão ao menor valor em 22 anos após reportagens sobre transações com dinheiro ilícito

Standard Chartered, Barclays e Deutsche Bank também teriam movimentado grandes quantias de fundos ilegais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hong Kong e Londres | Reuters

As ações do HSBC, em Hong Kong, e do Standard Chartered, em Londres, caíam para mínimas desde pelo menos 1998 nesta segunda-feira (21), após reportagens afirmando que eles e outros bancos, incluindo Barclays e Deutsche Bank, movimentaram grandes somas de fundos supostamente ilícitos ao longo de quase duas décadas, apesar dos sinais sobre a origem do dinheiro.

As reportagens publicadas pelo BuzzFeed e outras empresas de mídia foram baseadas em relatórios de atividades suspeitas (SARs) vazados, apresentados por bancos e outras instituições financeiras à Rede de Execução de Crimes Financeiros (FinCen) do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.

logo do HSBC
O HSBC teria movimentado grandes somas de fundos supostamente ilícitos ao longo de quase duas décadas - Lim Huey Teng/REUTERS

Por volta das 11h50, as ações do HSBC em Londres caíam 5%, para 288 libras, seu nível intradia mais baixo desde 2009, depois que as ações do banco em Hong Kong tocaram a mínima de 25 anos. Os papéis caíram quase pela metade desde o início do ano.

O StanChart recuava 5,3% em Londres, para 340 libras, seu nível mais baixo desde 1998, em um cenário de uma queda mais ampla no mercado com o índice de bancos europeus STOXX caindo 4,8%.

As ações do Deutsche Bank derretem 8%, a 7 euros. O Barclays cai 5%, a 92,57 libras.

Mais de 2.100 SARs, que em si não são necessariamente prova de irregularidades, foram obtidos pelo BuzzFeed News e compartilhados com o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e outras organizações de mídia.

Em um comunicado à Reuters no domingo, o HSBC disse que "todas as informações fornecidas pelo ICIJ são históricas". O banco disse que, a partir de 2012, embarcou em uma "jornada de vários anos para reavaliar sua capacidade de combater crimes financeiros".

O StanChart disse em comunicado que leva sua "responsabilidade de combater crimes financeiros extremamente a sério e investiu substancialmente em programas de compliance".

Os relatórios continham informações sobre mais de US$ 2 trilhões (R$ 10,92 trilhões) em transações entre 1999 e 2017, que foram sinalizadas como suspeitas por departamentos internos de compliance das instituições financeiras.

O ICIJ disse que os documentos vazados são uma pequena fração dos relatórios apresentados ao FinCEN. HSBC e StanChart estavam entre os cinco bancos que apareceram com mais frequência nos documentos, informou o ICIJ.

No Brasil, Ibovespa cai 2,2%, a 96 mil pontos, menor valor desde julho.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.