Descrição de chapéu Aeroin

Folha começa a publicar reportagens do Aeroin, site especializado em aviação comercial

Acordo permitirá a reprodução de até 20 reportagens por mês no site da Folha e em sua versão impressa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Aeroin

A Folha passa a publicar a partir desta semana textos do Aeroin, site de notícias especializado em aviação comercial. Ele se junta a outros veículos com os quais o jornal já mantém acordos de reprodução, como The Wall Street Journal, de Nova York, Financial Times, de Londres, e Caixin, de Pequim.

Fundado em 2010, o Aeroin surgiu do interesse em preencher uma lacuna que havia na internet por um site totalmente focado no setor, segundo o diretor e fundador da página, Carlos Roman.

"Havia blogs e publicações sobre aviação, mas sem uma periodicidade e sem uma cobertura focada", diz. "Se havia gente comprando revista de aviação nas bancas, por que não teria gente acessando um site sobre o assunto?"

O site traz informações sobre a aviação comercial "em 99,9% de seus textos", afirma Roman. "Até temos publicações sobre aviação executiva, militar, mas o enfoque é o segmento comercial."

O acordo permitirá a reprodução de textos do Aeroin tanto no site da Folha quanto na sua versão impressa. Uma das reportagens que marcou o veículo foi a vinda ao Brasil da maior aeronave do mundo, o modelo Antonov 225, em 2017. "Esse avião só tem um exemplar, utilizado em situações especiais e, por isso, raríssimo de ver aqui no Brasil. Veio apenas duas vezes em uns 40 anos desde que ele existe", afirma Roman.

"Temos conteúdos voltados para vários tipos de público: desde quem gosta do setor por si só, como o agente de turismo, o investidor e até o curioso que quer saber de movimentação de aeroporto e ver vídeos", afirma.

Ele diz ainda que o interesse dos leitores ultimamente tem sido maior por potenciais novas empresas aéreas brasileiras. "As pessoas estão carentes de boas notícias sobre a aviação, sobretudo após tantas demissões, rotas canceladas, cortes de custos e de frota."

Hoje são colocadas no ar entre 500 e 600 publicações por mês. Para isso, além de Roman, o site conta com o trabalho do engenheiro Murilo Basseto, do piloto Carlos Martins e do jornalista Fabio Farias.

A Folha também veicula conteúdo do jornal americano The New York Times, do português Diário de Notícias (Global Media) e do chileno La Tercera, mais os serviços mundiais da BBC (Reino Unido), Deutsche Welle (Alemanha) e RFI (França), além das agências de notícias Reuters e AFP.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.