Repórter-fotográfico registra solidão em centros de diversão da zona leste de SP

No parque Marisa, em Itaquera, portas se fecharam dia 15 de março e não têm previsão de reabertura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Roda gigante vazia em parque na Zona Leste

Parque de diversões e circos sofrem com paralisação devido à pandemia Rubens Cavallari/Folhapress

São Paulo

Do trem fantasma não se escuta nem um grito, e o barco viking não deixa ninguém com frio na barriga há meses. A roda-gigante, ainda grandiosa, girou pela última vez no domingo, 15 de março.

No parque Marisa, em Itaquera, na zona leste de São Paulo, a excitação das filas, o barulho das famílias e a expectativa por brinquedos como a autopista (o “bate-bate”) e o camicase deram lugar ao silêncio. Em respeito às regras da quarentena, as portas estão fechadas, e ainda não há previsão de abrir.

Referência de diversão na periferia da capital, o Marisa é o último do tipo no Brasil —fixo e a céu aberto— e o mais antigo em São Paulo. Foi montado em 1974.

Os registros são do repórter-fotográfico Rubens Cavallari, que percorreu espaços tradicionalmente dedicados à diversão de quem vive fora do centro expandido da capital paulista. Hoje, vivem a expectativa de tempos com menos restrições.

No circo Roncally, em São Miguel Paulista, também na zona leste, a lona continua de pé. Terminou de ser montada no início de março e só conseguiu receber seu respeitável público por uma semana. Com a declaração de pandemia pelo agravamento da crise do coronavírus, foi necessário recolher a trupe.

Enquanto não chega o momento de reabrir o picadeiro, eles investem o tempo em fazer pequenas manutenções, manter as cadeiras limpas e a estrutura do circo em dia, esperando apenas o dia de deixar para trás os longos meses de silêncio e distanciamento.

Por todo o país, famílias circenses vêm recolhendo a lona, como foi o caso do circo Spacial, em Santo Amaro (zona sul).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.