Agora que muitos estão trabalhando em casa já há algum tempo e podem ter de continuar a fazê-lo por prazo indefinido, há quem encontre dificuldade para manter a intensa concentração que surgiu nos dias iniciais do trabalho remoto compulsório.
Houve certo entusiasmo no início do home office, e muitos mostraram ser produtivos tanto por espírito de equipe quanto para demonstrar que eram indispensáveis, em um momento no qual empregos pareciam correr risco.
Apenas 22% dos entrevistados tinham dificuldade para se concentrar em abril, de acordo com pesquisa da Sociedade de Gestão de Recursos Humanos dos EUA, que consultou 1.099 trabalhadores.
Mas a empolgação inicial se desgastou, e as distrações continuam a crescer, entre elas a disparada no número de casos de coronavírus, problemas políticos, preocupações relacionadas à volta às aulas e outras perturbações que tornaram mais difícil continuar focado.
“Nosso nível de perda de concentração é resultado de uma combinação de estresse e do ambiente e das distrações que encontramos agora”, diz Caroline Vaile Wright, diretora sênior de inovação na saúde da Associação Americana de Psicologia. “Não faltam causas de distração, para a maioria das pessoas, hoje.”
Se você tem percebido que está perdendo a concentração, os especialistas recomendam maneiras de reforçá-la.
Formas de evitar distrações
Mantenha os alertas de notícias e outras notificações silenciados, em seu celular e computador, ou minimize as notificações de notícias e recorra a apenas a fontes confiáveis, recomenda a psicóloga organizacional Cathleen Swody.
“Algumas pessoas que conheço chegam a desligar o wi-fi de seus laptops e não voltam a ligá-la até concluir um determinado relatório ou análise, para não se perderem no labirinto da internet e começarem a procurar coisas, ou a responder a emails”, ela disse.
Estabeleça limites
Deixe claro para as demais pessoas de sua casa que você não pode ser incomodado. “Comunique-se com sua família. Diga que, quando estiver sentado à mesa de trabalho, ou seja qual for seu espaço de trabalho, você não deve ser incomodado. Diga a elas que não podem se aproximar para fazer perguntas”, disse Wright. Mantenha a porta de seu escritório caseiro ou do quarto onde trabalha fechada, se possível, para tornar ainda mais claro que você não quer ser incomodado.
Mantenha-se abastecido
Recursos que você pode utilizar incluem máquinas que geram ruído branco, fones de ouvido que cancelam ruídos, blocos de anotações, blocos de post-its e café.
“Se houver um barulho que causa distração, o ruído branco pode ajudar a reduzi-la”, disse Kenneth Heilman, professor emérito no departamento de neurologia da Escola de Medicina da Universidade da Flórida.
“Nossos cérebros têm a capacidade de abrir e fechar canais sensoriais. Com a presença de ruído branco constante, podemos dedicar menos atenção aos outros sons que chegam às nossas mentes, ou seja, o ruído branco pode ajudar a mascarar outros sons.”
Os fones que reduzem ruído, enquanto isso, bloquearão os sons gerados pelos outros moradores de sua casa, pelos vizinhos ou pelo movimento da rua.
Blocos de anotação e post-its podem ajudar quanto a lembretes ou marcar o ponto em que algo deve ser retomado caso você se distraia, diz a médica Orly Avitzur, presidente eleita da Academia Americana de Neurologia.
Eles também servem para anotar ideias aleatórias que lhe ocorram. “Sempre que algum pensamento surgir em sua cabeça, anote e decida que lidará com isso mais tarde, e manterá seu foco no trabalho que está fazendo pelos próximos 45 minutos”, disse Swody.
Documente as coisas
Estabeleça as metas de trabalho do dia no papel ou anote-as digitalmente. Reserve horários em uma agenda física ou digital, ou em um caderno, para dedicar à conclusão de uma tarefa. “Um bloco de tempo popular a que as pessoas costumam usar é de 25 minutos, mas poderia ser 45”, diz Swody. “Reservar um período curto de tempo para concluir uma determinada tarefa é excelente para o cérebro, porque ele se sente menos torturado.”
Programe pausas
“Fazer pausas é na verdade uma maneira de melhorar sua concentração”, disse Wright. “Se tentamos nos forçar a manter o foco e a atenção por um período longo demais, isso não funciona.” Reserve tempo para verificar emails, ler notícias ou ver as redes sociais e para pausas com as crianças, familiares ou até com os animais de estimação.
Conheça a si mesmo
Estar ciente de quem você é ajuda. “Pense em coisas como o horário do dia em que você é mais capaz de evitar distrações, ou as horas em que é crítico manter o foco”, disse Wright. “Assim, se você sabe que consegue se concentrar mais em tarefas difíceis no período da manhã, reserve esse período para o trabalho que requer pensar mais, ou que requer escrever mais. Você pode marcar as tarefas que requerem menos concentração ou atenção para a tarde, quando está mais cansado.”
Avitzur afirma que algumas pessoas podem se distrair caso haja uma TV ligada ao fundo, e outras não. Da mesma forma, alguns consideram que ouvir música ajuda na concentração, e outras, que isso as distrai.
A pesquisadora menciona estudo de 2012 que indica que música instrumental é preferível a música cantada, porque, se você começa a pensar no que a letra diz, isso resulta em outra forma de distração. “Todo o mundo precisa conhecer seus pontos fortes e o que o torna mais produtivo, no que tange a interferências externas como a música.”
O ambiente importa
Tente criar um ambiente o mais semelhante possível ao do trabalho, o que inclui dedicar atenção à ergonomia. Tente trabalhar em uma mesa adequada e em uma cadeira com apoio suficiente para as costas. Trabalhar sentado no sofá pode causar desgaste nas costas e nos ombros.
“Qualquer forma de dor, incômodos musculares ou outros sintomas pode ser uma distração que impede a pessoa de trabalhar”, disse Avitzur. Considere usar uma mesa à qual você trabalhe em pé.
Cuidados pessoais
Certifique-se de comer, e bem, mas não a ponto de ter sono. Garanta que esteja dormindo o suficiente à noite e reserve tempo para se exercitar. “Tudo isso ajudará a administrar o estresse, o que, por sua vez, ajudará na concentração”, disse Wright.
Tradução de Paulo Migliacci
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.