Descrição de chapéu tecnologia

China acusa EUA de intromissão em relações comerciais após declaração sobre Brasil

Mike Pompeo afirmou na segunda que países precisam reduzir dependência de importações chinesas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim | Reuters

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou nesta terça-feira (20) que políticos dos Estados Unidos estão se metendo na cooperação econômica e comercial normal, depois que o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse que o Brasil e os Estados Unidos precisam reduzir sua dependência de importações chinesas.

Em entrevista coletiva em Pequim nesta terça, o porta-voz Zhao Lijian disse que China e Brasil são parceiros estratégicos e que tem amplo apoio em ambos os países.

Lijian afirmou que a cooperação entre os países continuou a crescer mesmo com a pandemia do novo coronavírus.

O porta-voz do ministério também condenou a prática norte-americana em tentar barrar a movimentação de empresas chinesas. "A China se opõe firmemente à mentalidade da Guerra Fria e ao preconceito ideológico de alguns políticos dos EUA, que deliberadamente difamam e denigrem a cooperação econômica e comercial normal da China com outros países", disse Lijian.

Alvo de uma disputa global entre EUA e China, a Huawei corre o risco de ser banida do fornecimento de equipamentos para as redes de 5G no Brasil devido a um alinhamento estratégico entre Jair Bolsonaro e o presidente dos EUA, Donald Trump.

Em entrevista à Folha, o presidente da Huawei no Brasil, Sun Baocheng, disse que, se a empresa for banida no país, o brasileiro pagará mais caro pelo 5G. Para o executivo, um banimento serviria como um sinal ruim de que o país não é mais um território livre e justo para a livre iniciativa e isso comprometeria investimentos estrangeiros.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.