Housi, Elfa, Patrimar e 2W Energia engrossam fila de desistências de IPOs

Já são 11 empresas que cancelaram o plano de estrear na Bolsa brasileira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

Mais quatro empresas desistiram de suas ofertas iniciais de ações (IPO, na sigla em inglês) no Brasil no começo de outubro, segundo informações publicadas nesta quarta-feira (14) no site da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), autarquia que regula o mercado.

A plataforma de aluguel de apartamentos mobiliados Housi, a empresa de produtos de saúde Elfa, a construtora Patrimar e a comercializadora de eletricidade 2W Energia engrossaram a lista de desistências, elevando para 11 o total de empresas que preferiram recolher os planos de estreia na B3. Dentre elas, estão Compass Gás e Energia, BR Partners e Caixa Seguridade.

Painéis na Bolsa de Valores brasileira, em São Paulo
Painéis na Bolsa de Valores brasileira, em São Paulo; mais quatro empresas desistiram de abrir capital este ano - Miguel SCHINCARIOL / AFP

O movimento sublinha como o plano de buscar recursos no mercado para financiar projetos de expansão, de olho num cenário de taxas de juros em mínimas recordes no país, tem se mostrado um caminho potencialmente frustrante diante da volatilidade do mercado turbinada pelos efeitos da pandemia da Covid-19 e de incertezas político-econômicas domésticas e internacionais.

Ainda há 42 companhias à espera de registro da CVM para levarem seus IPOs adiante. Duas delas, a rede hospitalar Rede D'Or e o grupo educacional Cruzeiro do Sul, submeteram seus pedidos em outubro, ao mesmo tempo em que outras também avaliam aguardar um melhor momento para venderem suas ações.

Especialmente depois que algumas das que estrearam recentemente na bolsa paulista tiveram que se submeter a preços abaixo do que desejavam para levarem suas ofertas adiante.

A construtora Melnick e a varejista Grupo Mateus venderam ações no piso da faixa indicativa, enquanto as construtoras Lavvi, Plano & Plano e Cury, além de rede de farmácias Pague Menos aceitaram concluir seus IPOs a preços abaixo do intervalo estimado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.