Secretário de Guedes deve presidir braço de investimentos do BID

Governo articula ida de Carlos da Costa para comando de instituição que atende ao setor privado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, será indicado pelo governo brasileiro para presidir o BID Invest, instituição do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) que atende ao setor privado.

De acordo com uma fonte que acompanha as negociações, Costa já conversa com o BID para que o convite para comandar o órgão seja formalizado.

O BID Invest é uma instituição multilateral tratada como filial independente do Grupo BID que investe em projetos privados pequenos e médios.

Secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, em seu gabinete - Pedro Ladeira/Folhapress

Desde o fim do ano passado, articulações nos bastidores do governo indicavam que o secretário seria enviado para o órgão. Costa, no entanto, vinha desconversando sobre essa possibilidade.

De acordo com o BID, o órgão faz investimentos em participações de até 33% do capital de empresas, sem assumir funções gerenciais ou administrativas nas companhias em que investe.

O BID Invest também atua em fundos de investimentos em participações. Ela canaliza esses recursos para fundos que aplicam em empresas de médio porte da América Latina e do Caribe que não têm outra fonte adequada de capital.

A possibilidade da nomeação é celebrada nos bastidores no Ministério da Economia. O ministro Paulo Guedes disse a interlocutores que a medida pode destravar investimentos no Brasil.

Outra nomeação considerada positiva foi a do ex-secretário de comércio exterior Marcos Troyjo, hoje presidente NDB (Novo Banco de Desenvolvimento), o banco dos Brics.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.